Boeing espera que certificação do 737 MAX 7 ocorra ainda em 2023, empresa aguarda início dos voos de testes da versão -10
Por Wesley Lichmann Publicado em 27/07/2023, às 12h08
A Boeing espera que a entrega do primeiro 737 MAX 7 seja realizada em 2024, disse a empresa em documento arquivado ontem (26), à Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC).
A fabricante acredita que o 737 MAX 7 será certificado ainda este ano pela agência de aviação civil norte-americana (FAA), enquanto aguarda o início dos voos da campanha de testes do MAX 10, ainda este ano.
A entrada comercial da menor versão da família de jatos MAX estava programada para acontecer em 2022. Já a certificação da maior variante do avião de fuselagem estreita era esperada para este ano.
Os atrasos das duas versões decorrem de documentos inadequados anexados ao processo regulatório. Boeing e FAA estão revisando e discutindo toda a documentação do sistema de gerenciamento e de novas diretrizes de segurança implementadas no 737 MAX.
As alterações nas regras de certificação foram impostas depois de um escrutínio regulatório mais rígido ao processo anterior, depois que dois acidentes fatais com o 737 MAX 8, ocorridos na Indonésia e na Etiópia, mataram 346 pessoas, em 2018 e 2019.
O MAX 7 poderá transportar até 172 passageiros com alcance de 3.800 nm, o equivalente a 7.040 quilômetros. Já a variante -10, pode ser configurada com 230 assentos e possui alcance de 3.100 nm ou 5.740 quilômetros.
A Southwest Airlines será a cliente de lançamento do 737 MAX 7. A companhia aérea de baixo custo possui pedido firme para 238 aviões.