Monoturbo-hélice DART-550 da Diamond Aircraft é equipado com aviônica avançada e oferece duas opções de motor
Por Edmundo Ubiratan Publicado em 05/11/2020, às 13h30 - Atualizado em 06/11/2020, às 10h08
Austríaco DART-550 é um dos mais avançados treinadores básicos da atualidade
Um grupo de oficiais da força aérea da Bélgica visitou a Diamond Aircraft para prospecção do avião de treinamento DART-550. O monoturbo-hélice é um dos avaliados pelos militares belgas dentro do programa de Capacidade de Treinamento de Voo Básico.
A delegação foi formada por três membros da Força Aérea Belga e da Diretoria de Recursos Materiais, que visitaram a sede da Diamond em Wiener Neustadt, na Áustria. O objetivo da visita foi ter uma primeira impressão da aeronave, não apenas das características básicas de voo, mas também explorar as possibilidades do sistema de treinamento em terra e do pacote de suporte oferecidos pela empresa austríaca.
O DART-550 é um avião turbo-hélice produzido em fibra de carbono, tendo tanto a certificação civil quanto militar, sendo adequado para instrução primária ou acrobacias aéreas. A aeronave foi desenvolvida para permitir a instrução aérea acrobática, permitindo a realização de manobras com limite de + 7g / -4g durante a fase de treinamento.
O modelo é equipado com aviônica Garmin G3000, assentos em tandem (um atrás do outro) e assentos ejetáveis a velocidade e altura zero. Um dos destaques do DART-550 é a dupla opção de motorização, com opção entre o General Electric H75-100 de 550 shp, ou ucraniano Sich AI-450 SR de450 shp. Ambos contam com Sistema Eletrônico de Controle de Hélice e Motor (EEPC, na sigla em inglês).
A força aérea belga planeja substituir sua frota de treinadores Marchetti SF-260, desenvolvidos na década de 1960, sendo equipados com um motor convencional a pistão Lycoming O-540 de 260 hp.
“A Bélgica está empenhada em manter a competição para uma nova aeronave de treinamento básico a mais aberta possível. Essa visita, [incluindo] o voo e a troca de informações confirmaram que o DART-550 conquistou seu lugar nessa competição ”, afirma o Coronel Aviador Patrick Goossens, chefe do grupo de trabalho de treinamento de pilotos do futuro da força aérea belga.
O DART-550 é atualmente o mais recente treinador básico voltado para missões militares, cumprindo uma série de requisitos operacionais dentro da nova realidade da aviação moderna, incluindo cockpit avançado. A aviônica Garmin 3000 é similar a empregada pelos jatos de negócios Phenom 100EV, Phenom 300E, HondaJet, Citation CJ3+ e o turbo-hélice TBM 930, o que reduz os custos e amplia a possibilidade de intercambio entre diversas aeronaves.
A força aérea da Bélgica ainda não definiu um prazo para substituição dos aviões atuais, mas trabalha para concluir o processo em um curto intervalo de tempo.