Mudança no cronograma atrasou mudança para 2027, mas empresa já prepara as malas
Por Marcel Cardoso Publicado em 19/04/2021, às 13h00 - Atualizado às 13h45
Emirates deverá mudar para o novo aeroporto de Dubai em meados de 2027
O aeroporto internacional Al Maktoum (DWC), localizado em Dubai, nos Emirados Árabes, está sendo construído há mais de dez anos, visando substituir o atual terminal (DXB), também a casa da Emirates Airline desde sua fundação, em 1985.
A expectativa é que a Emirates transfira totalmente as suas operações para o novo aeroporto, porém, isso deve acontecer apenas após o final a construção, estimada agora para 2027.
A futura casa da Emirates terá a capacidade para receber 260 milhões de passageiros, mais de oito mais em comparação com DXB. O chamado Dubai World Central terá uma área total de 140 km², quase o quíntuplo de DXB.
O novo terminal ainda abrigará uma escola de treinamento, alojamentos e outras instalações da companhia aérea.
Área total do novo aeroporto de Dubai (em verde) e complexo já existente (no destaque)
Em entrevista ao britânico Simple Flying, Sir Tim Clark, CEO da Emirates, confirmou que a companhia se mudará para o novo local assim que as obras forem encerradas. Porém, a pandemia afetou não apenas a necessidade de trocar de aeroporto, mas também o cronograma dos serviços de construção.
Projeto prevê um dos maiores aeroportos do mundo, mas deverá ser revisto com o final dos voos com o A380
O longo período de execução das obras exigiu alterações no projeto, como em decorrência das futuras aposentadorias dos A380 da companhia prevista para 2035, que reduziu os pontos que poderiam receber o superjumbo. Segundo Clark, os portões com três pontes de embarque, especificamente projetados para este modelo, deverão ser ajustados para a realidade futura.