Reabastecimento entre o C-17 e o bombardeiro B-2 ocorreu em solo com uma mangueira de combustível ligando as aeronaves
Por André Magalhães Publicado em 08/12/2022, às 08h55
A Força Aérea dos Estados Unidos (USAF, na sigla em inglês) realizou pela primeira vez o reabastecimento de um bombardeiro furtivo B-2A Spirit utilizando um C-17 Globemaster.
Porém, a manobra foi realizada em solo, não em voo como usualmente ocorre quando o processo envolve transferência de combustível entre duas aeronaves. O feito ocorreu na base aérea de Edwards, na Califórnia.
O C-17 não é um reabastecedor aéreo, com isso a transferência de combustivel ocorreu no pátio da base aérea com uma mangueira conectando os aviões.
A operação demonstrou que é possível ampliar a flexibilidade de emprego fo bombardeiro para conduzir operações ágeis em combate ou manobras de dissuasão.
Tanto o C-17 quanto o B-2 fazem parte da importante estratégica de alcance global dos Estados Unidos, que pode deslocar seus meios aéreos para qualquer parte do planeta a qualquer hora do dia.
Na semana passada foi revelado o bombardeiro B-21 Raider, o futuro substituto dos B-2. A nova aeronave apresenta evoluções tecnológicas em relação ao Spirit, sendo ainda considerada pelo fabricante como sendo de sexta geração.
O bombardeiro ainda terá que enfrentar a importante e longa campanha de testes e ensaios em voo, que deverá iniciar em meados de 2023. A entrada em serviço não foi divulgada, mas possivelmente ocorrerá em uma janela média de cinco anos.