Presidente da companhia fez afirmação em entrevista
Marcel Cardoso Publicado em 02/11/2021, às 17h00 - Atualizado às 17h28
Companhia fundada por David Neeleman não desistiu de 'abocanhar' sua principal rival | Foto: Divulgação
A Azul poderá fazer uma proposta para comprar o grupo Latam Airlines, que tem sede no Chile e operações em diversos países, incluindo o Brasil. A declaração foi feita pelo presidente da Azul, John Rodgerson, em entrevista ao jornal chileno Diario Financiero.
Srgundo o executivo, a intenção é assumir todas as operações da Latam Airlines, não somente no Brasil, mas em todos os países onde a companhia possui bases.
A Azul está apenas aguardando a Latam sair do processo de recuperação judicial nos Estados Unidos (Capítulo 11) para dar o próximo passo. A proposta depende de uma segurança juridica para garantir a continuidade do negócio, sem contaminar a empresa com possíveis problemas financeiros ou jurídicos. "[Isto] protege a Latam de seus credores, (...) mas tudo indica que eles não estão chegando a um acordo. A companhia aérea vem solicitando prorrogações para a apresentação do tal plano, mas há um prazo rígido estabelecido para 23 de novembro. Estamos interessados e sabemos exatamente o que vamos oferecer, mas temos que respeitar esse processo”, disse Rodgerson.
Em sua última declaração pública sobre o assunto, em setembro, o presidente da Latam Brasil, Jerome Cadier, negou qualquer tipo de acordo com a Azul. Além disso, o executivo criticou a rival, dizendo a Azul é monopolista e quer aumentar tarifas para satisfazer seus acionistas, não os passageiros. Dias depois, o CEO do grupo, Roberto Alvo, ratificou a posição de Cadier, dizendo que o grupo ‘não está à venda’.
Sobre os possíveis entraves junto a reguladores de mercado, inclusive com o Conselho de Administração de Defesa Econômica (Cade) do Brasil, Rodgerson se mostrou confiante e citou exemplos, como a da aquisição da TAM Linhas Aéreas pela LAN Airlines, que gerou a Latam Airlines, em 2012. “Quando a LAN comprou a TAM, ela tinha 85% do mercado chileno, e agora no Chile eles têm a [concorrência da] Sky Airline e a JetSmart e no Brasil também temos novos concorrentes, então eu não vejo isso como obstáculo, principalmente porque a sobreposição entre Azul e Latam é muito pequena”.
Uma eventual aquisição do Grupo Latam pela Azul deverá criar uma das maiores empresas aéreas do mundo. Contúdo, o processo ainda deverá passar pelo crivo de importantes acionistas da Latam, como a norte-americana Delta Air Lines e a árabe Qatar Airways. O processo dependerá de ajustes, visto que a Delta Air Lines tem interesse de manter sua presença estratégica na América do Sul, esbarrando nos interesses da rival United Airlines, parceria da Azul.