Azul melhora desempenho com auxílio de inteligência artificial

Azul aumenta aproveitamento de suas aeronaves com solução que utiliza inteligência artificial

Por Wesley Lichmann Publicado em 11/05/2023, às 13h54

Airbus A320neo, uma das aeronaves monitoradas pelo novo recurso - Luis Neves

O desempenho operacional da Azul Linhas Aéreas foi reconhecido como o mais pontual do mundo, segundo levantamento realizado pela Cirium, principal referência de dados do setor aéreo. O relatório apontou um índice de pontualidade de 88,93% nos mais de 279 mil voos realizados pela companhia durante o ano de 2022.

O aproveitamento das operações tem sido fundamental para expandir o modelo de negócio da Azul, que possui grande capilaridade e concentra suas conexões nos aeroportos de Viracopos, em Campinas, Confins, em Belo Horizonte e Recife.

Além dos ajustes em sua malha, manutenção e eficácia de suas aeronaves, a Azul tem investindo em diversas tecnologias para aprimorar sua performance.

Entre os recursos está uma solução que utiliza Inteligência Artificial (IA). Fornecida pela WeSafer e implementada em setembro de 2022, a ferramenta possui mais de 50 mil imagens de treinamento em sua rede neural e é capaz de identificar tempos e movimentos reais através de visão computacional. 

Por meio do uso da Inteligência Artifical, cerca de 200 mil eventos e 15 mil operações ser registradas ao redor de uma aeronave estacionada ou próxima do portão de embarque até a execução do pushback.

Todos os dados são enviados em tempo real para o centro de controle operacional da Azul, que pode gerenciar de forma remota sua frota e apresentar soluções em menor tempo.

Com a utilização da ferramenta que integra câmeras especiais, equipamentos de networking, soluções na nuvem e algoritmos, a companhia digitalizou as operações de rampa e consequentemente diminuiu o tempo e ciclo de retorno de seus voos, aumentando assim o aproveitamento de suas aeronaves e o índice de pontualidade.

Embraer Airbus Azul A350 ATR E2 E195 E195-E2 ATR 72 AD azul linhas aéreas Embraer 195 Airbus A350 Airbus A320neo Airbus A330neo

Leia também

Azul transportou 6 mil passageiros em rota entre São Paulo e Rio de Janeiro
Azul certifica Embraer 195 para operar em condições adversas no Rio de Janeiro