Aviões de treinamento M-346 da Polônia renovam acordo binacional

Jatos M346 fornecem treinamento para pilotos de caça da Polônia e tiveram contrato de manutenção renovado com a italiana Leonardo

Por André Magalhães Publicado em 22/02/2023, às 19h00

O treinador M346 é um dos principais avião do tipo no mercado internacional - Leonardo

As empresas Leonardo e Wojskowe Zakłady Lotnicze assinaram um contrato de longo prazo para a manutenção dos aviões de treinamento M-346 Bielik da Força Aérea da Polônia.

A italiana Leonardo, fabricante da aeronave, será responsável pelos serviços de suporte de engenharia resultantes de seu papel no sistema de operação e gerenciamento da cadeia de suprimentos. Já a polonesa WZL1, contratante principal, irá coordenar todo o processo complementando e apoiando áreas nas quais Leonardo não esteja diretamente envolvida na Polônia.

"O contrato de suporte de serviço permitirá um aumento adicional na disponibilidade da frota para atender às crescentes necessidades da Força Aérea Polonesa de treinamento de pilotos de combate", disse a Leonardo em nota.
 
A Leonardo também atua em parceria com a WZL1 em acordos separados, no treinamento e manutenção e reparo para apoiar a operação da aeronave M-346 com o sistema AJT.
 
"Este acordo reforça a parceria da Leonardo com a WZL1, criando novas oportunidades de transferência de tecnologia na Polônia, de acordo com um modelo de apoio logístico comprovado e flexível", disse Dario Marfè, vice-presidente comercial e de atendimento ao cliente da Leonardo Aircraft Division.
 
O jato de treinamento M346 foi escolhido pela Polônia em 2014, como substituindo do já veterano TS-11 Iskra. Desde 2018 o país, que pertence a OTAN investe na compra de aeronaves ocidentais, incluindo os caças F-16 e planos para o furtivo F-35, além de operar com sucesso o M346. Atualmente, são dezesseis exemplares em serviço, que também foram certificados para o treinamento de pilotos de caça de quarta e quinta geração.

Caças Itália Treinamento Leonardo Jato Polônia M-346 WZL1

Leia também

Piloto de U-2 faz selfie com balão espião chinês
EUA enviam caças F-22 Raptor para a Polônia