Avião que foi da Azul vira sucata nos Estados Unidos

Um Airbus A320ceo que passou brevemente pela Azul foi visto recentemente desmontado na Flórida

Por Gabriel Benevides Publicado em 22/01/2025, às 20h24

O PR-AJB foi visto sem a maioria das peças operacionais em Tampa, nos Estados Unidos - Airbus/Divulgação

Um dos poucos Airbus A320ceo que operou na Azul, chamou a atenção pelo o seu estado de sucata no aeroporto regional de Brooksville, localizado na Flórida, Estados Unidos.

A aeronave em questão é um Airbus A320-214 de matrícula PR-AJB, avião entregue no início dos anos 2000, operando pelas britânicas Air 2000, First Choice Airways, Thomson Airways, Monarch e por fim, na Azul Linhas Aéreas em 2018, sob o batismo de “Clube Tudo Azul”.

Uma foto que está circulando nas redes sociais, mostra o avião sem os motores e peças essenciais para o seu funcionamento, marcando o fim operacional. Acredita-se que o avião foi estocado e desmontado em 2019.  

Hoje vamos falar a breve história deste Airbus A320 ex-Azul de registro PR-AJB que virou sucata nos Estados Unidos.

Segue o fio:

🧵(1/11) pic.twitter.com/GTxulIAyIF

— aviacao.info (@aviacao_info) January 22, 2025

Por falar no aeroporto de Brooksvillle, o local é conhecido por armazenar aviões em desuso ou desmonte para o mercado de peças.

Curiosamente, a vinda deste avião para a frota da Azul serviu para que a companha pudesse acompanhar à crescente demanda de passageiros enquanto a Azul aguardasse a chegada de mais aviões A320neo.

Chamou a atenção também o fato de o PR-AJB ter operado na Azul somente entre os meses de maio a outubro de 2018. Período considerado curtíssimo para um contrato de leasing.

A Azul também operou outro Airbus A320ceo nos mesmos moldes (PR-AJE), entretanto, o avião que operou na Avianca Brasil (PR-ONW) antes de fazer parte da Azul, hoje está na Avianca sob o registro N956AV.

Por fim, tanto as matrículas PR-AJB quanto PR-AJE foram reservadas inicialmente para a frota do Airbus A350 da Azul, outro avião que teve um breve período operacional na companhia. 

Azul Estados Unidos Companhias Aéreas Aeronaves azul linhas aéreas Airbus A320 A320ceo

Leia também

Fusão entre Gol e Azul é 'quase impossível', diz Cade
Azul pode anunciar acordo com holding controladora da Gol