Novo jato da Dassault iniciou a campanha de certificação e ensaios
Por Edmundo Ubiratan Publicado em 12/03/2021, às 16h00 - Atualizado em 15/03/2021, às 18h33
Primeiro voo do Falcon 6X ocorreu dentro do cronograma e teve duração de 2h30
A Dassault realizou o primeiro voo com o novo Falcon 6X, seu mais novo jato de negócios de longo alcance e cabine larga.
O voo inaugural ocorreu no aeroporto de Bordeaux-Mérignac, no interior da França, onde estão localizadas as plantas fabris da Dassault Aviation. O avião realizou um voo de 2 horas e 30 minutos, onde foi verificada as características gerais de manobrabilidade, respostas aos comandos, desempenho do motor e sistemas gerais. O Falcon 6X atingiu uma altitude máxima de 40.000 pés e velocidade de Mach 0,80.
Uma das características dos projetos recentes na aviação é a capacidade de os protótipos realizarem testes de longa duração e elevada performance já no primeiro voo. Os modelos computacionais e de produção avançados possibilitam obter dados confiáveis do comportamento geral da aeronave antes mesmo do primeiro exemplar ser construído.
“O 6X voou exatamente como previsto por nossos modelos”, disse Bruno Ferry, piloto de testes da Dassault.
Após o primeiro voo o protótipo número um seguirá para o centro de teste de voo da Dassault na base aérea de Istres-Le Tubé, nos arredores de Marselha, onde vai continuar o programa de teste de ensaios. A expectativa é que mais dois protótipos sejam adicionados a campanha de certificação nos próximos meses.
O Falcon 6X é um avião bimotor de alcance intercontinental, com capacidade de de pousar e decolar curto. Uma das novidades do modelo é romper com a tradição da marca francesa de aeronaves de longo alcance serem sempre trijatos, optando agora por uma solução bimotora.
O avião foi lançado como substituto do programa Falcon 5X, que foi cancelado durante a fase de ensaios em voo após uma série de problemas com os motores desenvolvidos pela Safran. Na ocasião, a Dassault optou por encerrar o desenvolvimento do Falcon 5X e decidiu aproveitar feedbacks dos clientes para conceber um modelo novo aperfeiçoado.
O modelo será capaz de voar de São Paulo a Londres, sem escala, com pelo menos oito passageiros a bordo e velocidade de cruzeiro acima de Mach 0.90. O custo estimado é de US$ 47 milhões.