Este é o segundo voo nesta semana do WC-135R um avião "espião" destinado a monitorar atividades nucleares
Por André Magalhães Publicado em 20/01/2023, às 16h10
O avião "espião" dos Estados Unidos WC-135R, conhecido popularmente como "farejador nuclear" está voando novamente próximo a costa brasileira. Este é o segundo voo nas proximidades do Brasil apenas nesta semana. Clique aqui para acompanhar.
De acordo com aplicativos de rastreamento de voos, o WC-135R foi visto inicialmente próximo ao Rio Grande do Norte e, até o momento, está cumprindo a mesma rota do último voo. O avião partiu de Porto Rico voa rumo ao sul, mantendo o limite da costa brasileira, voando em uma região que não exige nenhum tipo de autorização formal.
O primeiro voo ocorreu na segunda-feira (16), e despertou a curiosidade de diversos entusiastas e público em geral que questionaram o motivo de um avião, cuja a missão é detectar particulas de radiação na atmosfera, estar voando próximo do Brasil.
O objetivo da missão, segundo a força aérea norte-americana (USAF, na sigla em inglês) era coletar amostras primárias para estabelecer os níveis padrão de radiação atmosférica. Assim é possível estabelecer qualquer mudança nos níveis radioativos na atmosfera, podendo incluise ser usado como fonte para verificar se correntes de ar estão espalhando material atômico ao redor do mundo.
O voo de segunda-feira foi o primeiro consido pelo WC-135R fora do território continental dos Estados Unidos.
A aeronave em questão tem a matrícula 64-14836 e foi entregue em julho de 2022, e estas são as primeiras missões internacionais do recém-chegado avião.
A AERO Magazine entrou em contato com a FAB e com a Embaixada dos Estados Unidos, mas até o momento não obteve respostas sobre detalhes do voo.