Avião dos EUA reabastece um tanque M1A2 Abrams

Um C-130J Super Hercules reabasteceu um tanque M1A2 Abrams em uma avaliação da viabilidade do uso do avião neste tipo de missão

Por André Magalhães Publicado em 27/02/2023, às 12h05

Operação visa uma forma de mobilização no campo de batalha - USAF

Um C-130J Super Hercules da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF, na sigla em inglês) reabasteceu um tanque M1A2 Abrams, do exército norte-americano. A operação inusitada ocorreu no Texas, no dia 25 de fevereiro, visando avaliar a viabilidade do uso do avião cargueiro neste tipo de missão.

Esta foi a primeira vez o C-130J da USAF realizou o reabastecimento de um tanque de guerra avançado.

Abastecimento do M1 Abrams foi feito de forma convencional

Utilizando um kit modular, chamado de Equipamento de Reabastecimento de Resposta de Emergência, foi feita a tranferência de combustível em uma área militar em Forte Bliss, no Texas.

O C-130J pertencente a 317ª Ala de Transporte Aéreo da USAF e o M1 Abrams da 1ª Divisão Blindada do Exército dos Estados Unidos (US Army) foram conectados por uma mangueira, com bico similar ao usado em postos de gasolina, demonstrando a viabilidade de abastecer os blindados através de combustível fornecido por aviões.

O exercício Agile Combat Employment (Emprego de Combate Ágil) avaliou as vantagens de transportar até próximo da zona de combate surprimentos para blindados do exército.

Assim, em um combate real será possível manter os tanques em ação por mais tempo, evitando seu retorno para distantes pontos de reabastecimento, que por razões óbvias geralmente estão localizados em regiões longe das áreas de combate.

O tanque M1A2 utiliza como motor uma turbina a gás AGT1500, que é alimentada com querosene de aviação ou diesel, mas pode utilizar gasolina e demais combustíveis líquidos, ainda que com eventual perda de desempenho.

Sistema de reabastecimento permitiu conectar o tanque M1 Abrams ao C-130J de forma rápida e simples

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