Um KC-46 que transportava uma delegação do Congresso dos EUA pousou em emergência com a lança combustível estendida
Por André Magalhães Publicado em 25/08/2022, às 08h05 - Atualizado às 08h07
Um avião-tanque KC-46A Pegasus, da Força Aérea dos Estados Unidos (Usaf, na sigla em inglês), fez um pouso de emergência na tarde de ontem (24), após a lança que transfere combustível ficar estendida. O avião estava com uma delegação do Congresso norte-americano a bordo durante a falha.
A Usaf confirmou que nenhum das desseseis pessoas a bordo ficou ferida ou mesmo que a falha pudesse comprometer a segurança da aeronave.
How's the KC-46 rollout going?
— Batgator (@PyreauxB) August 24, 2022
"Uh....ahhh.... hmmmmm..." pic.twitter.com/BLRtNDVvR6
O KC-46 em questão pertence à 157ª Ala de Reabastecimento Aéreo da base da Guarda Aérea Nacional de Pease, no estado de New Hampshire. Após detectar o problema a tripulação optou por um pouso na base McGuire, em New Jersey. Imagens que circulam pelas redes socias mostram o pouso do KC-46 com a lança estentida.
“Durante o voo, um dos KC-46 teve um problema com o cabo de içamento da lança de reabastecimento, o que resultou na aterrissagem da aeronave com a lança estendida. Os serviços de emergência da 305ª Ala de Mobilidade Aérea responderam e protegeram o local com segurança, sem incêndio ou ferimentos na tripulação ou passageiros", publicou o 157º esquadrão.
Um outro KC-46 pousou na base McGuire e transportou a delegaçaõ do Congresso de volta para a base em New Hampshire.
A aeronave envolvida tem uma pintura especial com a bandeira dos Estados Unidos no estabilizador vertical e na fuselagem está escrito: Live Free or Die, algo como Viva livre ou morra.
O KC-46 embora seja um projeto recente, com menos de dez anos, ainda está passando por uma série de problemas em vários sensores, o que está causando um certo desconforto nas relações entre a Boeing e o alto comando militar da Usaf.
O Pegasus deverá substituir os veteranos KC-135 e KC-10. Atualmente a Usaf conta com cinquenta unidades do KC-46, espalhados por cinco bases aéreas nos Estados Unidos. Atualmente a aeronave já acumulou 6.000 missões de reabastecimento em voo.