Avião da Latam quase pousou no aeroporto errado

Incidente com um Airbus A320-200 da Latam ocorreu durante voo entre São Paulo e São José do Rio Preto

Por Wesley Lichmann Publicado em 16/11/2023, às 16h20

Aeroportos no interior paulista estão separados por cerca de sessenta quilômetros - Guilherme Amancio

Um avião da Latam quase pousou no aeroporto errado anteontem (14), no interior de São Paulo, após divergências nos sinais do Sistema de Posicionamento Global (GPS).

O Airbus A320-200 matrícula PR-MHM, cumpria o voo LA4640, e havia partido de Guarulhos, com destino a São José do Rio Preto, quando incompatibilidades nos dados do GPS levaram os pilotos a realizar uma aproximação para o aeroporto de Cantaduva.

O procedimento de pouso para a localidade distante cerca de sessenta quilômetros do destino final foi abortado depois de orientações da frequência disponibilizada para as operações em São José de Rio Preto. 

Após a arremetida, a aeronave pousou com segurança minutos depois no aeroporto Professor Eribelto Manoel Reino. Todos os passageiros desambarcaram normalmente.

Em resposta a AERO Magazine, a Latam diz que "a aeronave iniciou descida na altura de Catanduva até o destino final, e reforça que todas as suas ações visam garantir uma operação segura".

A pista (06-24) do aeródromo de Catanduva oferece 985 metros de comprimento por 20 de largura, enquanto São José do Rio Preto (07-25) dispõe de 1.640 metros de extensão e 35 de largura, com procedimentos por instrumentos em ambas as cabeceiras.

Para comparação a pista do Santos Dumont, no Rio de Janeiro, a menor destinada a aviação comercial do país, possui 1.323 x 42 metros. Investigadores da Força Aérea Brasileira (FAB), determinarão as possíveis causas do incidente.

Em comunicado, a FAB afirma que o "Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), órgão central do Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAER), informa que já está apurando os fatos acerca do evento em questão".

Parte das rotas e procedimentos aéreos são baseados nos dados do GPS, e garantem maior segurança, otimização e eficiência das operações. Em outubro passado, uma falha momentânea foi responsável pelo cancelamento e atrasos de dezenas de voos.

 

Voo Airbus Latam Guarulhos Incidente São Paulo GRU GPS SP navegação Airbus A320 PBN São José do Rio Preto Força Aérea Brasileira sistema rotas Rota SJP Airbus A320-200 GNNS

Leia também

Problemas no sistema do GPS afetaram voos no Brasil
A evolução dos instrumentos de navegação