Cinco militares estavam a bordo do C-98 da FAB que pousou em um rio da aldeia Yanomami e passam bem
Por Marcel Cardoso Publicado em 30/10/2023, às 22h38
Um C-98 Caravan da Força Aérea Brasileira fez um pouso de emergência, no fim da tarde de hoje (30), em um rio dentro de uma aldeia indígena, a 260 km de Boa Vista.
A aeronave havia decolado da base aérea da capital de Roraima com cinco militares a bordo. Eles passam bem e foram resgatados por militares do Exército, sendo posteriormente atendidos em um posto de saúde local.
O Centro de Coordenação de Salvamento Aeronáutico Amazônico da FAB enviou um helicóptero H-60 Black Hawk para o resgate das vítimas e o caso será investigado pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).
Como AERO Magazine já informou, o C-98, como é designado o Cessna Grand Caravan na FAB, tem prestado apoio nas operações de socorro aos Yanomami. A aeronave é a única que pode operar no remoto e restrito aeródromo roraimense de Surucucu.
“A aeronave pode se adaptar rapidamente para o transporte de passageiro ou de carga, dependendo da necessidade. Assim, além de ter um custo de operação extremamente baixo, consegue pousar em locais de difícil acesso, viabilizando o cumprimento de diferentes missões", disse Gabriel Gomes Fissicaro, piloto do 7º ETA – Esquadrão Cobra, em fevereiro deste ano.