Adaptação no Y-20 aumenta capacidade de transporte da aeronave em missões humanitárias
Por André Magalhães Publicado em 12/04/2022, às 09h25
Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram um cargueiro militar chinês Y-20 com um curioso compartimento superior transportando passageiros. No vídeo é possível notar que na parte inferior tem um grande espaço ocupado com cargas.
Interesting video about Y-20 pic.twitter.com/JEktPFiA4F
— 乐子壬1号机 (@kt396) April 7, 2022
As filmagens foram feitas no aeroporto internacional Hongqiao, na cidade de Xangai. As aeronaves militares chinesas estão atuando em reposta ao surto de Covid-19 no país.
Esta operação conjugada de dois compartimentos na aeronave mostra um pouco mais das capacidades da nova aeronave chinesa. O primeiro Y-20 entrou em operação no ano de 2016.
Pelo vídeo percebe-se que o compartimento superior foi montado. Em casos especiais, por exemplo situações humanitárias, a aeronave pode ser preparada para o transporte de várias pessoas e cargas.
O Y-20 não é o único avião que pode ser adaptado com este segundo compartimento na fuselagem. Aeronaves como o Il-76 – avião de origem soviética que até hoje é utilizado por vários países – também pode ter instalado um deck superior com capacidade para o transporte de várias pessoas.
Inclusive, ao menos um Il-76 configurado desta maneira foi usado para tirar pessoas do Afeganistão no ano passado, confira nas fotos abaixo.
Este compartimento superior pode ser montado com a ajuda do guindaste interno do avião. O Il-76 tem um instalado no teto da aeronave que auxilia no manuseio de várias cargas pesadas.
Russian IL-76 transport Afghans from Kabul.https://t.co/5q3tI3scAq pic.twitter.com/zFYRJTeioU
— SEICO-OSINT (@SeicoIntel) August 26, 2021
Esta capacidade adicional também era possível no An-124, um dos maiores aviões do mundo para transporte de cargas. Bem como no inesquecível An-225 Mriya – o grande espaço interno da fuselagem do clássico avião ucraniano possibilitava tal adaptação.----
Contudo, esta curiosa configuração parece não ser empregada em aviões de cargas norte-americanos, como o C-17 Globemaster III e o icônico C-5 Galaxy. As duas aeronaves podem transportar vários passageiros, algo que já foi visto com o Globemaster, por exemplo.
Mas no caso destes aviões, até onde se sabe, a configuração para transporte de pessoas é feita em toda a fuselagem com bancos que são montados nas laterais e no meio, como podemos ver na foto acima.