Um Fokker 50 da Jubba Airways capota e pega fogo após o pouso na Somália
Por Edmundo Ubiratan Publicado em 18/07/2022, às 14h36 - Atualizado às 14h36
Um Fokker 50 saiu da pista e “capotou” logo após o pouso no aeroporto de Mogadíscio, capital da Somália. A aeronave pertencente a Jubba Airways realizava um voo doméstico entre Baidoa, localizada no centro-sul do país, e Mogadíscio, com 33 pessoas a bordo.
PHOTOS: A Jubba airline plane crash lands at the Aden Abdulle International Airport in #Mogadishu, #Somalia. State media is reporting that all 30 passengers have been safely evacuated. The plane had left #Baidoa, in the South West State on early Monday. pic.twitter.com/S96ri6YRwq
— Abdulaziz Billow Ali (@AbdulBillowAli) July 18, 2022
O acidente ocorreu às 11h30 local (5h30 de Brasília) no aeroporto Aden Adde (MGQ), envolvendo um Fokker 50, de registro 5Y-JXN. Em nota oficial, a Jubba Airways afirma que os ocupantes do avião saíram em segurança após o pouso.
A Jubba Airways é uma companhia aérea queniana, com sede em Nairobi, que opera voos regulares no Leste da África, incluindo o Djibuti, Arabia Saudita, Uganda, Emirados Árabes, Somália, e a região autônoma de Puntlândia, no nordeste da Somália.
A empresa, criada em 1998, opera em uma das regiões mais pobres do continente africano, oferecendo conectividade aérea entre importantes cidades do chamado Chifre da África, nas proximidades do Golfo de Aden. Embora opere com uma frota consideravelmente obsoleta com apenas três Fokker 50, o avião envolvido no acidente tinha 30,5 anos de uso, até o acidente de hoje (18) a Jubba Airways tinha um histórico elevado de segurança, com apenas um incidente envolvendo um Antonov An-24, em abril de 2012.
Um dos principais mercados da Jubba Airways é o cargueiro, operando uma vasta rede aérea na região, contando com uma logística que inclui conexões rodoviárias e aéreas.
No passado a companhia aérea chegou operar com aeronaves das famílias Airbus e Boeing, mas com números que não passavam de duas unidades, como os dois A320 e outros dois 737-200.