Autorização de voos especiais é aprimorada no Brasil

Solicitação de voos especiais poderá ser feita de forma eletrônica por companhias aéreas e empresas de táxi aéreo

Por Wesley Lichmann Publicado em 15/12/2023, às 18h05

Operadores podem solicitar voos de forma mais eficiente - Embraer

A Agência Nacional de Aviação Civil anunciou ontem (14), a expansão eletrônica das autorizações especiais de voos do sistema eAEV, para companhias aéreas, empresas e proprietários de aviões privados.

A decisão dos reguladores brasileiros permite melhorar e simplificar o processo de solicitação de voos especiais (AEV), e está alinhada ao programa de organização e manutenção do órgão regulador. 

O recurso permite aos operadores que solicitem voos com aeronaves que não cumpram todos os requesitos de aeronavegabilidade, mas com condições seguras, sem a prestação de serviços aéreos e considerando os limites operacionais permitidos pela autorização.

A medida facilitará por exemplo, o deslocamento para centros de manutenção e reparos, quando determinados dispositivos podem estar inoperantes. Para acessar a plataforma, o operador deve utilizar o mesmo login e senha do SACI, liberando o recurso no 'Perfil de acesso' do sistema de cadastros da ANAC.

Brasil Voos Anac aviação executiva Táxi Aéreo Manutenção Companhias Aéreas Aeronavegabilidade Aeronaves Segurança Recurso autorização Solicitação

Leia também

ANAC certifica novos aviões italianos para operar no Brasil
Epic E1000 GX recebeu certificado para operar no Brasil