País já tinha investido no programa do drone cerca de 10 milhões de dólares
Por André Magalhães Publicado em 05/04/2022, às 12h05
A Austrália cancelou o programa de aquisição de drones armados MQ-9B SkyGuardian. O país iria receber entre 12 a 16 veículos aéreos não tripulados (Vants) do fabricante dos Estados Unidos, General Atomics Aeronautics.
O Projeto Air 7003 estava estimado em US$ 1,3 bilhão, sendo que o governo já tinha investido cerca de US$ 10 milhões no caro programa. Os Vsnts não iriam cumprir operações de inteligência, vigilância e reconhecimento (ISR, na sigla em inglês).
O motivo do cancelamento não foi bem detalhado, mas alguns sites informaram que o governo da Austrália iria investir no programa voltado a questões cibernéticas: Projeto REDSPICE.
O cancelamento de aquisição dos drones não significa que o país não irá operar aeronaves não tripuladas militares. Outros dois projetos estão em andamentos, um deles envolve o MQ-4C Triton – que em breve terá início a fase de entregas. Este terá capacidade de vigilância, reconhecimento e capacidade de seleção de alvos marítimos, entre outras.
O segundo é MQ-28A Ghost Bat, que está sendo fabricado em solo australiano. Este Vant já em fase avançada de ensaios em voo, tendo em vista que já foram realizados voos em três séries de testes e com isso foi alcançado no contexto geral 3.700 quilômetros.