Mais passageiros pretendem viajar na alta temporada apesar das preocupações com atrasos e congestionamento
Por Edmundo Ubiratan Publicado em 28/06/2023, às 15h00
A retomada do transporte aéreo continua em um ritmo acelerado e a chegada do verão no hemisfério Norte traz a alta temporada em viagens domésticas e internacionais. Novamente retornam as preocupações com voos atrasados, aumento das tarifas aéreas e congestionamento nos aeroportos.
No ano passado, ainda na fase inicial de retomada das viagens, alguns aeroportos europeus sofreram com vários atrasos, em especial pela falta de funcionários, gerando um efeito cascata em todo o setor.
Os resultados preliminares do relatório SITA Passenger IT Insights de 2023, divulgados hoje (28), revelaram que 32% dos passageiros reportaram ansiedade em torno dos cancelamentos de voos. As preocupações com o congestionamento no aeroporto são motivo de preocupação de quase dois em cada dez passageiros e apontaram a alta nas tarifas aéreas. Essas impressões foram potencializadas pela experiência do ano passado, em que 56% dos entrevistados disseram ter sofrido atrasos ou cancelamentos e 48% longas filas nos terminais.
No lado oposto, após quase dois anos de restrições de viagens em todo o mundo, os viajantes retornaram e agora pretendem voar mais do que nunca. Em média, esperam fazer 4,7 voos este ano, em comparação aos 4,2 voos em 2019, alta associada especialmente por passageiros frequentes, a maioria em viagens de trabalho. O crescimento é ainda maior entre aqueles que planejam mais de dez voos por ano, que avançou 10% este ano, em relação aos 6% de 2019.
"É encorajador para nossa indústria que os passageiros queiram viajar, e de forma mais qualitativa, levando em consideração alguns dos desafios que os aeroportos e as companhias aéreas experimentaram com o congestionamento no ano passado", disse David Lavorel, CEO da SITA.
As companhias aéreas e aeroportos buscam mitigar os efeitos de atrasos e congestionamentos com maiores investimentos em tecnologia, desde processos de venda e reserva, até procedimentos de segurança automatizados e ainda mais seguros. De acordo com a SITA, a tendência é que os investimentos continuem em crescimento constante. No ano passado os gastos companhias aéreas e aeroportos com Tecnologia da Informação subiram, para cerca de US$ 37 bilhões e US$ 6,8 bilhões, respectivamente.
“Não podemos ignorar o fato de a experiência global das viagens aéreas ser um elemento essencial na tomada de decisão dos passageiros. Com os viajantes indicando uma clara intenção de viajar mais em 2023, o setor está bem instruído a entender suas preocupações, por exemplo, com o aumento da automação”, ressaltou Lavorel.
Durante o SITA Passenger IT Insights 2023 foram entrevistados mais de 6.000 passageiros, em 27 países, em abril deste ano. O relatório completo será divulgado em 5 de setembro de 2023.