Gol, Azul, Latam assinaram um acordo com a Zurich Airport para o uso de energia renovável em Florianópolis e Vitória
Por Marcel Cardoso Publicado em 04/10/2023, às 22h04
A Zurich Airport Brasil e as três maiores companhias aéreas do país assinaram um acordo para disponibilizar energia renovável nos aviões em solo em dois aeroportos.
Com investimentos de R$ 17 milhões, os equipamentos serão disponibilizados inicialmente no aeroporto de Florianópolis (FLN) e, posteriormente, em Vitória (VIX). “A adesão das companhias aéreas mostra que estamos no caminho certo para alcançar patamares cada vez mais relevantes no compromisso com a agenda climática”, disse Ricardo Gesse, CEO da Zurich Airport Brasil.
A solução fornece os 400Hz de energia elétrica necessários e ainda o ar pré-condicionado (PCA) para os aviões. Atualmente, é necessário usar geradores externos a diesel (GPU) ou acionar a turbina a querosene do próprio avião (APU), para manter o funcionamento. Estima-se a redução da emissão de cerca de 2.500 toneladas anuais, em ambos os terminais.
“Todos os esforços conjuntos para a mitigação dos impactos do setor no meio ambiente são muito bem-vindos. (...) A iniciativa do uso de energia renovável para aeronaves em solo segue uma tendência mundial e, no Brasil, esperamos que em breve outros aeroportos façam investimentos semelhantes”, disse Eduardo Calderon, diretor do Centro de Controle de Operações (CCO) e Engenharia da Gol.
Por sua vez, Lígia Sato, gerente de Sustentabilidade da Latam Brasil, reconhece a necessidade de sinergia entre as empresas para a promoção de uma aviação mais sustentável. "Os esforços de parceiros como a Zurich Airport Brasil, com a utilização de energia renovável para nossas operações em solo, são muito bem-vindos e dão ainda mais impulso para alcançarmos nossas metas sustentáveis".
Diogo Youssef, gerente de Engenharia de Operações de Voo e Eficiência de Combustíveis da Azul, disse que essa iniciativa colabora ainda mais com a parceria que já existe da companhia com essas duas bases para reduzir ao máximo o consumo de querosene em solo.
“Já adotamos o programa APU Zero nesses dois aeroportos e poder contar com a solução de energia renovável da Zurich Airport Brasil nesse momento de embarque/desembarque dos clientes irá ampliar nossa atuação e melhorar os nossos resultados”, disse Youssef.