Canhão laser obteve êxito na destruição de um drone durante testes conduzidos em Israel
Por Edmundo Ubiratan Publicado em 17/04/2022, às 15h50
As forças armadas de Israel conseguiram abater um drone utilizando um canhão laser, comprovando a viabilidade técnica dos sistemas Iron Beam. O Ministério de Defesa israelense está trabalhando com a Rafael Advanced Defense System para obter uma capacidade adicional de proteção contra ameaças externas.
Os ensaios realizados ao sul de Israel obtiveram grande êxito, interceptando e destruindo com precisão veículos aéreos não tripulados, foguetes e mísseis portáteis (manped).
O uso de armas laser tem sido um dos maiores desafios do setor de defesa, visto as dificuldades técnicas. Porém, Israel está perto de se tornar o primeiro país com capacidade plenamente operacional deste tipo de armamento. Porém, a capacidade operacional plena deverá levar ainda algum tempo, exigindo uma série de novos ensaios e calibrações de software e do próprio canhão.
O sistema Iron Beam está em desenvolvimento desde 2014, com a Rafael tendo assinado recentemente um contrato para prosseguimento dos testes de viabilidade operacional da plataforma.
IMOD's DDR&D and Rafael successfully completed ground-breaking tests with a high-power laser interception system against steep-track threats. The demonstrator successfully intercepted UAVs, mortars, rockets, and anti-tank missiles in multiple scenarios. pic.twitter.com/DhHzCaGM8P
— Ministry of Defense (@Israel_MOD) April 14, 2022
“Armas baseadas em energia com um laser são, na minha opinião, um divisor de águas muito significativo”, comentou Benny Gantz, ministro da Defesa de Israel.
Os testes ocorreram em uma semana simbólica no calendário judaico, que marca o êxodo do povo judeu do Egito. “Nossa missão era clara, mostrar que funcionava antes do feriado da Páscoa, com todos os critérios que estabelecemos”, disse Yaniv Rotem, Brigadeiro General e chefe da administração do desenvolvimento de armas do Ministério da Defesa de Israel. “Ninguém no mundo mostrou tais capacidades. O Estado de Israel é o primeiro a realizar uma tentativa de disparo ao vivo”, destacou.
A viabilidade da nova arma poderá abrir uma nova era na defesa aérea.