Apesar da função kamikazes os primeiros drones da Argentina serão utilizados em missões de vigilância
Por André Magalhães Publicado em 29/12/2022, às 08h10
O Ministério da Defesa da Argentina anunciou a compra de drones kamikazes HERO-120 e HERO-30, fabricados em Israel. A compra dos equipamentos será financiada pelo undo de Defesa Nacional (Fondef).
Os drones são também descritos como munições inteligente, pois além de contarem com sensores eletro-ópticos, que permite cumprir missões de reconhecimento e transmissão de dados em tempo real, podem ser empregados em ataques usando suas cargas explosivas.
A compra torna a Argentina o primeiro país sul-americano a adquirir aeronaves não tripuladas com tais funções.
No entanto, o primeiro par dos drones HERO-120 e HERO-30 não virão com carga explosiva, pois a ideia dos militares argentinos é ter mais espaço para mais baterias, aumentando assim a autonomia. A princípio os novos equipamentos serão dedicados as missões de observação e vigilância.
O uso de drones kamikazes ganhou destaque na guerra da Ucrânia, com ambos os lados realizando ataques contra posições militares.
"Esta primeira compra permitirá avaliar a munição, principalmente com elementos de forças de operações especiais, elementos aeromóveis, elementos da Infantaria de Fuzileiros Navais, elementos de exploração e para artilharia de campanha, que com base em suas experiências darão sinal verde, ou não, para aumentar a aquisição", publicou a defesa argentina.