Nova aérea da Arábia Saudita, Riyadh Air, deve anunciar a aquisição de aviões de fuselagem estreita nas próximas semanas
Por Wesley Lichmann Publicado em 07/11/2023, às 11h15
A Riyadh Air, nova companhia aérea da Arábia Saudita, pode anunciar a compra de aviões de fuselagem estreita no Dubai Airshow 2023, que acontece entre os dias 13 e 17 de novembro, no aeroporto internacional de Al Maktoum, nos Emirados Árabes Unidos.
Tony Douglas, CEO da Riyadh Air, disse em uma entrevista concedida em Londres, na Inglaterra, que as negociações estavam em estágios finais, e que um possível acordo seria revelado nas próximas semanas.
O pedido poderia envolver jatos tanto Airbus A320neo como Boeing 737 MAX, e seriam utilizados em rotas de curta e média distância, enquanto os 39 787 Dreamliners encomendados em março deste ano serão alocados em trechos de longo alcance.
Douglas acredita que a Riyadh Air deve assegurar direitos de pousos e decolagens, conhecidos como slots, no concorrido aeroporto de Heathrow, em Londres, antes do início de suas operações em 2025.
Além da capital inglesa, cidades da Europa, Estados Unidos e Canadá devem ser os primeiros destinos da companhia.
Como acontece com a Saudia Airlines, principal operadora do país, a nova transportadora será totalmente controlada pelo Estado. O país pretende ampliar sua conectividade e tem como meta atrair cerca de 300 milhões de turistas por ano em 2030.
A nova empresa apoiada pelo fundo soberano saudita, terá Riad como seu principal centro de conexões (hub), fazendo uso da posição geográfica estratégica da Arábia Saudita entre os continentes da Ásia, África e Europa.
A Riyadh Air pretende atender até 100 destinos em todo mundo até meado da próxima década, permitindo que Riad se torne um importante centro de conexões mundial, concorrendo diretamente com Dubai, sede da Emirates e Doha, onde a Qatar Airways concentra suas operações.