Airbus aplicou uma revisão no projeto do console central do avião, evitando problemas que levou ao desligamento dos motores
Por Gabriel Benevides Publicado em 08/09/2020, às 14h00 - Atualizado em 14/09/2020, às 12h26
Derramamento de café causou falha elétrica que levou ao desligamento dos motores do A350 em pleno voo
Conforme relatamos em fevereiro deste ano, dois incidentes com o Airbus A350 chamaram a atenção de autoridades em todo o mundo após relatos do desligamento inadvertido dos motores da aeronave após o derramamento de líquidos no painel e pedestal central.
O caso considerado grave levou as autoridades solicitarem uma correção emergencial para o problema. Inicialmente se cogitou banir líquidos no cockpit, ou exigir copos com tampa. Além disso, para solucionar o problema paliativamente, a Airbus e a Easa, a agência de segurança de aviação da Europa, emitiram diretivas de aeronavegabilidade com procedimentos especiais em caso de derramamento de líquidos no pedestal, bem como alterações nos manuais de voo e demarcações de áreas proibidas de líquidos no cockpit.
A solução definitiva da Airbus obrigou o redesenhou o painel de controle integrado, tornando-o resistente a líquidos, evitando assim o risco de comprometimento dos circuitos elétricos e eletrônicos de controle dos motores em caso de derramamento de líquido no painel.
Além disso, um novo encaixe do porta-copos foi feito, atendo as queixas por parte dos pilotos pela incompatibilidade com a maioria dos recipientes, inclusive copos, o que aumentava o risco de um incidente com derramamento de líquidos.
Com o novo painel reformulado, a Easa divulgou uma diretiva e um boletim de modificação da estrutura de controle no cockpit e manual para os operadores da família Airbus A350, informando a adaptação do novo painel e procedimentos para o caso de líquidos serem derramados no console. O prazo para aplicação da diretiva é de oito meses, incluindo a instalação do novo painel e implementação dos novos procedimentos nos manuais de voo.