Ao som de Star Wars drone kamikaze da Ucrânia destrói tanque russo

Drones Switchblade foram fornecidos pelos Estados Unidos e ajudaram a destruir tanques russos T-72B

Por André Magalhães Publicado em 25/05/2022, às 08h45

Drones Switchblade representam um baixo custo de grande eficiência em combate - AeroVironment

Um vídeo divulgado pelas forças armadas da Ucrânia mostra o ataque de um drone kamikaze Switchblade, fornecido pelos Estados Unidos, destruindo um tanque russo T-72B. As imagens são acompanhadas da icônica trilha sonora de Star Wars

A filmagem mostra o ataque de dois ângulos, um mais afastado e outro em uma câmera instalada no drone. Os ucranianos têm obtido considerável resultado no uso de drone durante os primeiros três meses da guerra. Mesmo com uma força aérea praticamente devastada o país manteve elevada capacidade de resposta contra as forças russas.

Pouco antes do choque com o blindado, a gravação feita a partir da aeronave não tripulada é cortada por causa do choque contra o alvo. Mas é possível ver militares próximos ao T-72B destruído.

Não foram repassadas informações sobre o local e dia exatos do ataque, mas subentende-se que tenha ocorrido na região leste da Ucrânia, onde o conflito continua com avanços e ataques de ambos os lados.

O Switchblade são algumas das armas fornecidas pelos Estados Unidos em uma das grandes ajudas bélicas, que ainda inclui obses, mísseis antitanque e antiaéreo e helicópteros Mi-17 (de fabricação soviética).

O kamikaze da era moderna foi projetado pela empresa norte-americana AeroVironment, com sede na Califórnia, para ser utilizado pelo Exército dos Estados Unidos no Afeganistão. As aeronaves não tripuladas contém uma munição interna para aumentar o poder destrutivo nos ataques.

* Erramos: Ao contrário do inicialmente divulgado, a música tema é de Star Wars e não Superman. O texto foi corrigido.

aeronave notícias de aviação avião aviação Estados Unidos Ataque Ucrânia guerra Drones

Leia também

F-35 teria voado próximo à Ucrânia em meio a visita oficial dos EUA a Kiev
EUA enviam mais drones à Ucrânia em nova ajuda milionária