Uma peça de um eixo cardan gigante pesando mais de 82 toneladas foi transportado por Antonov An-124
Por Edmundo Ubiratan Publicado em 26/08/2022, às 12h00
Um cargueiro An-124, da empresa aérea ucraniana Antonov Airlines, transportou um eixo cardan de 82 toneladas entre os Emirados Árabes Unidos e a Dinamarca, em um transporte de ida e volta.
A carga foi enviada por uma empresa árabe de Sharjah para reparos em Billund, na Dinamarca, o que exigiu um esforço de planejamento por conta das altas temperaturas médias na cidade árabe.
De acordo com a Antonov Airlines, a empresa aérea que pertence a Antonov Aeronautical, o transporte foi um dos mais desafiadores do ano. Um dos entraves era a elevada temperatura local, somado ao comprimento do componente, que exigiu o uso de guindastes ao redor do An-124 e trabalhando com uma série de limitações.
“Foi um verdadeiro desafio para o contratante e para a Antonov, bem como para a equipe de serviços do aeroporto”, disse Andriy Nazarenko, gerente de voo da Antonov Airlines. “O carregamento exigia a operação na altura máxima de elevação permitida da lança do guindaste”, destacou.
Embora a Antonov Airlines seja contratada normalmente para transporte de cargas indivisíveis, grandes volumes ou componentes com elevada massa, o transporte de itens complexos, como o eixo cardan, exige uma atenção adicional. Um eventual erro no processo pode empenar o eixo ou fazer a peça de quase 90 toneladas, considerando seus suportes, colidir com o avião.
O aeroporto de Sharjah não permite a movimentação de cargas e veículos pesados no pátio no período da noite, obrigando as equipes realizarem todo o trabalho durante o dia, sob elevadas temperaturas externas.
“Portanto, todas as equipes envolvidas (tripulação e operadores de solo) precisavam garantir que nenhum erro acontecesse para tornar [o processo] tranquilo e bem-sucedido”, diz Eric Philip, da Elite Aviation, empresa contratada para o transporte, que estava em solo supervisionando as operações.
Por fim, a partida do avião dos Emirados Árabes exigiu que fosse planejado o horário correto para a decolagem, buscando a melhor condição de temperatura.
“A estação extremamente quente e a carga útil de 90 toneladas exigiram a partida na temperatura mais baixa possível durante a noite”, explicou Dmytro Prosvirin, chefe da Commercial Bereau, Antonov Airlines.
Em menores temperatura existe uma maior densidade do ar, permitindo uma operação mais segura no caso de um avião com elevado peso de decolagem. O voo de retorno do componente, partindo da Dinamarca, teve condições climáticas mais favoráveis, mas ainda assim determinou grande planejamento no processo de carregamento.
“Apesar de todos os desafios, a carga foi entregue com sucesso em Billund para reparos e após foi transportado com sucesso de volta para Sharjah, Emirados Árabes Unidos”, comemorou Prosvirin.