Até o momento apenas a Ucrânia e o Peru encomendaram um total de quatro unidades do novo avião
Por André Magalhães Publicado em 29/12/2021, às 15h00 - Atualizado às 19h22
Antonov luta pela sobrevivência e aposta no mercado do C-130 e do C-390 | Foto: Antonov
No dia 28 de dezembro a Antonov apresentou o primeiro protótipo do cargueiro An-178-100R, neste dia aconteceu o roll-out do mais novo modelo da família do fabricante ucraniano.
Este primeiro exemplar vai iniciar as fases de ensaio em voo, cruciais para todos os testes necessários antes de liberar a aeronave para a entrega.
A Ucrânia encomendou três unidades da aeronave, sendo que, a montagem da segunda já está em andamento. O primeiro avião foi formalmente encomendado pela polícia federal do Peru.
Contudo, informações de bastidores afirmam que problemas ligados ao financiamento podem barrar a chegada do avião ao Peru. Com isso, existe a certeza de apenas uma encomenda firme e simbólica de três aviões.
Em nota a estatal SpetsTechnoExport, responsável pelas exportações de equipamentos da indústria bélica ucraniana, informou que "o contrato está em vigor, porém, devido à falta de financiamento do cliente - o Ministério da Administração Interna da República do Peru - o contrato está sendo executado com atraso. Portanto, a resolução do problema de financiamento não depende da parte ucraniana.
Ainda foi dito que o "problema acima mencionado é resultado da rejeição da garantia bancária por parte do Estado peruano e esta razão é o fator que agrava e altera essencialmente o equilíbrio dos compromissos contratuais".
A aeronave tem grande similaridade com os modelos regionais An-158 e An-148, sendo sua maior diferença a estrutura básica da fuselagem, criada para uso militar. Os sistemas básicos e componentes gerais são praticamente os mesmos das versões civis. A gama de utilidades vão desde transporte de cargas, como contêineres, até noventa soldados ou setenta paraquedistas, podendo ainda ser modificado para missões aeromédicas.
ДП «#Антонов», продемонструвало перший військово-транспортний літак #Ан178-100Р №001, призначений для проведення сертифікаційних випробувань.
— ANTONOV Company 🇺🇦 (@AntonovCompany) December 28, 2021
Це літак нового покоління,з новими системами та зміненою конструкцією для забезпечення функції десантування… https://t.co/d2zBdKguvK pic.twitter.com/By1PQMcPRw
O An-178-100R está na mesma categoria do brasileiro KC-390, no entanto, alguns parâmetros estão abaixo do avião brasileiro. O Antonov pode transportar dezoito toneladas, contra 23 do C-390 Millennium, por exemplo.
O avião brasileiro já está com dois contratos internacionais, sendo cinco para Portugal, duas unidades para a Hungria, além das 15 unidades para Força Aérea Brasileira.