Agência informa que Certificado Médico Aeronáutico segue emitido por novo sistema com maior segurança
Por Micael Rocha Publicado em 01/11/2024, às 07h30
A Anac esclareceu informações sobre o novo sistema de emissão do Certificado Médico Aeronáutico (CMA), após identificar notícias incorretas circulando nas redes sociais sobre o tema. A agência afirma que os prazos para a emissão do CMA permanecem os mesmos.
A Anac reforçou que pilotos e tripulantes não precisam do acesso ao Gov.br nível ouro para realizar exames médicos. Para futuras consultas médicas, será possível fornecer ao médico acesso ao histórico via login Gov.br, sendo suficiente o nível prata, que exige apenas dados básicos de identidade.
Com a digitalização do processo, desde 4 de outubro de 2024, médicos e clínicas credenciadas inserem dados do exame no sistema virtual da Anac. O processo substitui o uso de fichas em papel e permite que, ao julgar o candidato como apto, o CMA seja atualizado automaticamente, reduzindo o tempo de espera e otimizando o processo.
Os candidatos também terão acesso às suas Fichas de Exame de Saúde Pericial (Fesp) no novo sistema, garantindo sigilo médico. A Anac informou por fim que todas as clínicas credenciadas foram previamente instruídas sobre a transição, visando à segurança no atendimento.