Pista do aeroporto de Porto Alegre passará a ter 3.200 metros, permitindo novos voos e negócios
Marcel Cardoso Publicado em 06/05/2022, às 08h45
As obras de ampliação da pista (11/29) do aeroporto internacional de Porto Alegre (POA) serão entregues no dia 19, segundo o Ministério da Infraestrutura, que fez vistorias no local, esta semana.
Ela passará dos atuais 2.280 metros para 3.200 metros de extensão, permitindo a movimentação de aeronaves de maior porte e de longo percurso, que tenham como origem e destino Estados Unidos, Europa e Ásia, bem como de cargas provenientes ou destinadas a esses mercados internacionais.
A nova pista vai possibilitar o incremento no movimento do terminal de cargas (Teca), voltado a operações de importações e exportações e entregue modernizado em 2021, com 10.559 m² de área total. A concessionária que administra o aeroporto investiu cerca de R$ 185 milhões nos dois empreendimentos, de um total previsto em contrato de R$ 1,8 bilhão a serem aplicados ao longo dos 25 anos de concessão.
“A nossa expectativa é que tenha uma ampliação significativa de voos cargueiros e internacionais. Antes de tudo, essa obra de infraestrutura é uma obra social, e a expectativa é que a ampliação e o terminal de cargas resultem num crescimento de 300% nas operações de importação e exportação aqui, saindo de 35 mil toneladas para 100 mil toneladas”, segundo o Ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio.