Ampliação da pista do aeroporto de Porto Alegre está perto de ser entregue

Pista do aeroporto de Porto Alegre passará a ter 3.200 metros, permitindo novos voos e negócios

Marcel Cardoso Publicado em 06/05/2022, às 08h45

Nova pista ampliada de POA será entregue no próximo dia 19 de maio - Ricardo Botelho/Minfra

As obras de ampliação da pista (11/29) do aeroporto internacional de Porto Alegre (POA) serão entregues no dia 19, segundo o Ministério da Infraestrutura, que fez vistorias no local, esta semana.

Ela passará dos atuais 2.280 metros para 3.200 metros de extensão, permitindo a movimentação de aeronaves de maior porte e de longo percurso, que tenham como origem e destino Estados Unidos, Europa e Ásia, bem como de cargas provenientes ou destinadas a esses mercados internacionais.

A nova pista vai possibilitar o incremento no movimento do terminal de cargas (Teca), voltado a operações de importações e exportações e entregue modernizado em 2021, com 10.559 m² de área total. A concessionária que administra o aeroporto investiu cerca de R$ 185 milhões nos dois empreendimentos, de um total previsto em contrato de R$ 1,8 bilhão a serem aplicados ao longo dos 25 anos de concessão.

A nossa expectativa é que tenha uma ampliação significativa de voos cargueiros e internacionais. Antes de tudo, essa obra de infraestrutura é uma obra social, e a expectativa é que a ampliação e o terminal de cargas resultem num crescimento de 300% nas operações de importação e exportação aqui, saindo de 35 mil toneladas para 100 mil toneladas”, segundo o Ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio.

aeronave notícias de aviação avião aviação Aeroporto Porto Alegre Ampliação Pista

Leia também

Caças da FAB desaparecem em foto realizada sobre Porto Alegre
Iniciativa privada passa a controlar todos os maiores aeroportos da Região Sul