American Airlines irá comprar 100 motores movidos a hidrogênio

Os motores movidos a hidrogênio serão destinados à aviação regional

Por Marcel Cardoso Publicado em 03/07/2024, às 08h43

Os motores adquiridos da ZeroAvia usam hidrogênio em células de combustível para gerar eletricidade - Divulgação

A American Airlines anunciou ontem (2), que firmou um acordo de compra condicional com a ZeroAvia para cem motores elétricos a hidrogênio para aviões regionais com zero emissões em voo.

Os equipamentos usam hidrogênio em células de combustível para gerar eletricidade, que é então usada para alimentar motores elétricos para girar as hélices da aeronave. A única emissão em voo é vapor de água de baixa temperatura, e os sistemas elétricos de menor intensidade têm o potencial de oferecer economias de custo significativas.

A empresa está testando um protótipo para uma aeronave de vinte assentos e projetando um motor para unidades maiores, como o Bombardier CRJ700, que a American opera em algumas rotas de menor densidade.

Este anúncio ajudará a acelerar o desenvolvimento de tecnologias necessárias para impulsionar nossa indústria e manter nosso compromisso de tornar a American uma companhia aérea sustentável para que possamos continuar a entregar para os clientes nas próximas décadas”, disse Robert Isom, CEO da companhia aérea.

A American Airlines voa regularmente de três destinos norte-americanos para o Brasil, atendendo os aeroportos internacionais de São Paulo (GRU) e do Rio de Janeiro (GIG).

hidrogênio American Airlines ZeroAvia motores voos regionais

Leia também

Viagens entre Brasil e Japão terão mais uma opção para conexão
Avião movido a hidrogênio fará a volta ao mundo