American Airlines compra aviões de outra companhia dos EUA

American Airlines confirma aquisição de dez Airbus A321neo da Alaska Airlines

Por Wesley Lichmann Publicado em 19/10/2023, às 17h05

American Airlines é a maior operadora mundial do A321 - Airbus

A American Airlines confirmou hoje (19), durante teleconferência de resultados trimestrais, a compra dos dez Airbus A321neo que pertenciam a Alaska Airlines, que aposentou o modelo de sua frota no último mês de setembro.

A aquisição dos A321neo foi finalizada pela American Airlines após um ano e meio de negociações com a companhia aérea com sede em Seattle. Os primeiros aviões devem ser entregues ainda este ano.

O modelo foi incorporado a frota da Alaska Airlines depois da aquisição da Virgin America, em abril de 2016, em uma transação avaliada em US$ 4 bilhões, formando a maior companhia aérea da costa oeste dos Estados Unidos.

A Virgin America foi a cliente de lançamento do A321neo, com a chegada da primeira aeronave um ano depois da fusão.

O último voo comercial foi realizado no dia 30 de setembro na rota entre Seattle e Los Angeles, justamente com o jato matrícula N921VA, o primeiro entregue pela Airbus.

Já a American Airlines é maior operadora mundial do A321, com uma frota de 288 aviões, sendo que 70 deles são da versão neo. 

 

Airbus Compra American Airlines A321neo Airbus A321neo American Alaska Airlines Frota Airbus A321 planejamento Aquisição Resultados financeiros

Leia também

American Airlines encomendou mais quatro Embraer E175
Empresa aérea dos EUA aposentou o Airbus A321neo