Alemanha pode aumentar participação no capital da Lufthansa

Ministro das Finanças afirmou que Estado poderá auxiliar recuperação da empresa

Por Marcel Cardoso Publicado em 02/06/2021, às 12h00 - Atualizado às 21h07

Lufthansa busca novas fontes de financiamento para manter sua estabilidade econômica

O Ministro das Finanças da Alemanha, Olaf Scholz, afirmou que o Estado poderá ampliar sua participação no controle da Lufthansa com aumento de capital de US$ 3,7 bilhões (R$ 18,8 bilhões).

A medida pode ajudar na recuperação financeira da companhia aérea, que negocia este aporte com duas instituições financeiras desde o início de maio. O anuncio foi realizado em entrevista do ministro à agência Reuters, nesta quarta-feira (2).

“Estamos sempre observando isso de perto. Uma coisa é clara: se as empresas têm o objetivo de se livrar da necessidade de apoio estatal, vamos tornar isso possível”, disse Scholz a Reuters.

Caso seja confirmada a proposta de investimento, a expectativa é que o mercado receba positivamente a notícia, visto a necessidade da Lufthansa manter a sustentabilidade do refinanciamento ao mesmo tempo que dilui a participação estatal em 20% do grupo.

A Comissão Europeia, que avalia intervenções estatais na economia, ainda não se manifestou sobre as intenções do governo alemão. Porém, órgão pode intervir se houver algum prejuízo para a competição com outras empresas aéreas do continente que não conseguiram aportes da mesma natureza.

Atualmente a maioria dos grandes Estados da Europa estão promovendo grandes projetos de auxílio para empresas aéreas, visando manter a saúde financeira do negócio e a capacidade estratégica de ligação aérea. A França, Itália, Portugal, Holanda e Espanha, por exemplo, trabalham em projetos similares de auxílio a suas empresas aéreas locais.

aeronave notícias de aviação avião aviação Alemanha França Itália Lufthansa estatal Espanha Holanda