A LOT a maior empresa aérea da Polônia, e tradicional cliente da Embraer, poderá substituir seus E-Jets pelos A220 da Airbus
Por Edmundo Ubiratan Publicado em 18/07/2022, às 18h13
Os Embraer E-Jet da LOT Polish Airlines, companhia aérea da Polônia, poderão ser substituídos pelos novos A220, da Airbus, em um acordo de aproximadamente US$ 2,1 bilhões.
Atualmente a LOT é a única empresa aérea do mundo que opera com todos os modelos da família E-Jet da Embraer. Um eventual acordo com a Airbus mudará a estratégia de frota da empresa polonesa, que tradicionalmente é um grande operador de aviões da Boeing e Embraer, contando com quase 80 aviões das famílias 737-800, 737 MAX 8 e 787, além de 44 E-Jets, sendo 21 unidades dos E170 e E175, e outros 23 da série E190 e E195.
De acordo com a agência Bloomberg, a LOT está em negociações avançadas com a Airbus, mas não confirmou detalhes do acordo, que poderá ser anunciado ao longo da semana no Farnborough International Airshow.
Mesmo próxima de substituir seus E-Jet, a LOT assinou hoje (18) um acordo de renovação e expansão do Programa Pool da Embraer, que oferece um pacote de suporte de manutenção e gestão de estoques e itens reparáveis de alto valor.
Analistas consultados pela AERO Magazine afirmam que a substituição dos E-Jet pelos A220 é um movimento natural, dada a maior capacidade de transporte dos aviões da Airbus e a redução considerável no consumo de combustível, que pode ser até 25% inferior aos aviões brasileiros de primeira geração.