Airbus planeja nova aeronave sustentável para 2030

A Airbus apresentou sua estratégia para desenvolver uma nova aeronave de corredor único até o final da década de 2030

Por Gabriel Benevides Publicado em 28/03/2025, às 23h02

A Airbus apresentou um novo conceito de aeronave com motores elétricos movidos a células de combustível - Airbus/Divulgação

Durante o Airbus Summit 2025, a Airbus apresentou uma atualização sobre sua estratégia para o futuro da aviação comercial, incluindo o desenvolvimento de uma nova aeronave de corredor único, prevista para entrar em serviço na segunda metade da década de 2030. A empresa também revisou seu projeto ZEROe para avançar nas tecnologias associadas ao voo movido a hidrogênio.

A Airbus já demonstrou um sistema de propulsão a hidrogênio de 1,2 MW em 2023 e, em 2024, concluiu testes de integração de células de combustível, motores elétricos e outros componentes.

Para lidar com os desafios da distribuição de hidrogênio líquido em voo, a empresa, em parceria com a Air Liquide Advanced Technologies, desenvolveu o Liquid Hydrogen BreadBoard (LH2BB) em Grenoble, na França. Testes em solo estão programados para 2027 no Electric Aircraft System Test House, em Munique.

Além das tecnologias de aeronaves, a Airbus seguirá promovendo a criação de uma economia baseada no hidrogênio e das regulamentações necessárias para viabilizar a aviação movida a hidrogênio em larga escala.

Airbus hidrogênio Descarbonização aviação comercial combustível sustentável ZEROe propulsão elétrica Aeronave sustentável Airbus Future Programmes Summit 2025

Leia também

Airbus amplia uso de combustíveis sustentáveis no Canadá
Airbus superou marca de 16.000 entregas de aviões