Aeronaves serão dedicadas ao mercado norte-americano e evitam regras de sobretaxação na importação do modelo
Por Edmundo Ubiratan | Imagens: Divulgação Publicado em 05/08/2019, às 17h00 - Atualizado às 17h51
A Airbus passou a produzir o A220 nos Estados Unidos, em sua unidade de Mobile, no estado do Alabama. O modelo anteriormente comercializado como CSeries, pela Bombardier, havia sofrido um forte revés quando a Casa Branca optou por sobretaxa-lo em mais de 500% em resposta aos subsídios estatais obtidos pela Bombardier. Com a mudança da produção de parte dos aviões para os Estados Unidos, o modelo se torna isento do imposto de importação.
Além disso, a abertura de uma segunda linha de produção em Mobile permite a Airbus ampliar o ritmo de produção do modelo, complementando a unidade de Mirabel, no Canadá. Os A220 produzidos em Mobile serão dedicados as empresas aéreas norte-americanas, como a Delta Air Lines, que se tornou um dos principais clientes do modelo, assim como deverão atender a demanda da nova empresa aérea criada por David Neeleman, o fundador da Azul.
A Airbus anunciou planos para o acréscimo da produção de A220 em Mobile, em outubro de 2017. A construção inicial ocorreu no principal hangar da linha de montagem dos atuais A320 produzidos nos Estados Unidos. A construção da unidade de produção dedicada aos A220 começou no Mobile Aeroplex no início deste ano e deverá ser concluída nos próximos meses. O primeiro A220-300 norte-americano, destinado a Delta Air Lines, deverá ser entregue no terceiro trimestre de 2020. Em meados da próxima década, a expectativa da Airbus é produzir entre 40 e 50 unidades do A220 por ano nos Estados Unidos.
Embora a produção das famílias A320 e A220 nos Estados Unidos seja simbólica para a Airbus, ao ingressar com seus principais produtos no quintal de sua maior rival, a Boeing, o consórcio europeu possui uma série de grandes projetos no país há vários anos. Entre suas instalações norte-americanas da Airbus está os centros de engenharia no Kansas e no Alabama, instalações de treinamento de pilotos na Flórida e no Colorado, suporte de materiais na Virgínia; um think tank inovador (A3) na Califórnia, um negócio de análise de dados por drones (Airbus Aerial) na Geórgia, instalações de fabricação e montagem de helicópteros no Texas e no Mississippi, assim como uma unidade dedicada a fabricação de satélites (OneWeb) na Flórida.