Airbus Helicopters encerrou 2020 com desempenho dentro do esperado

Ano marcado pela pandemia favoreceu uso de helicópteros em diversos locais do mundo

Por Edmundo Ubiratan Publicado em 29/01/2021, às 14h00 - Atualizado às 14h45

Airbus Helicopters manteve desempenho estável ao longo de 2020

Durante 2020, ano fortemente impactado pelas consequências econômicas da pandemia, a Airbus Helicopters registrou 289 pedidos brutos, sendo 268 encomendas liquidas. O fabricante europeu entregou 300 helicópteros, mesmo com restrições de viagens, o que tornou mais complexa a logística para translado das aeronaves.

Com a alta demanda por asas rotativas durante a crise de saúde global, a Airbus Helicopters manteve sua posição nos mercados civis e parapúblicos, com uma participação estável de 48%.

Ao longo de 2020 a empresa ainda entregou o primeiro H145 de cinco pás, que teve a norueguesa Norsk Luftambulanse, uma operadora de serviços médicos de como cliente de lançamento da versão. O modelo oferece considerável redução na vibração interna, melhorando a qualidade do voo. Um segundo helicóptero do tipo foi entregue no final do ano para a alemã DRF Luftrettung.

"Certificamos o H145 de cinco lâminas e o H160, e estabelecemos bases sólidas para nossa busca por tecnologias de emissão zero com nosso demonstrador CityAirbus", comentou Bruno Even, CEO da Airbus Helicopters.

O helicóptero leve H135 além de te sido certificado para peso bruto alternativo, novo layout de cabine IFR e opção de piloto único, ainda fechou ano com 33 vendas.

"Tenho orgulho de nossas equipes em todo o mundo, que adaptaram suas formas de trabalhar para estar ao lado de nossos clientes quando eles mais precisavam de nós, se esforçando para ajudá-los a manter suas missões essenciais em todo o mundo", disse Even.

A Airbus Helicopters ainda entregou em 2020 os primeiros H225M da Força Aérea do Kuwait, e os primeiros NH90 para a Força Aérea Espanhola. Aliás, o NH90 obteve uma encomenda firme para 31 unidades feita pelo Bundeswehr, as forças armadas unificadas da Alemanha, para substituir a frota de Sea Lynx. Na França o modelo ainda obteve a confirmação da Direção-geral de Armamento Francesa (DGA) para o desenvolvimento de uma nova versão Standard 2, destinada a equipar as Forças Especiais Francesas.

Ainda no segmento militar, o Exército dos Estados Unidos (US Army) recebeu sua 463º unidade do UH-72A Lakota, produzido na unidade norte-americana de Columbus, no Mississipi. O US Army ainda encomendou dezessete UH-72B, as primeiras equipadas com o sistema de rotor Fenestron e aviônica Helionix. O modelo é uma variante militar do H145 T2, que proporcionou melhor desempenho em diversas condições.

Nos Estados Unidos a NASA ainda se tornou o novo cliente do fabricante, ao adicionar dois H135 a sua frota. As aeronaves prestam apoio aos lançamentos no Kennedy Space Center, localizado no Cabo Canaveral, na Flórdia. Os helicópteros são destinados a operações de segurança de área, resgate aeromédico, transporte de equipes, entre outros.

Por fim, em 2020, a Airbus Helicopters realizou com sucesso o primeiro voo totalmente automático do CityAirbus, um demonstrador de tecnologia que prevê o desenvolvimento do voo com emissão zero e na preparação do futuro do mercado de mobilidade aérea urbana. O VSR700, o sistema aéreo não tripulado de asa rotativa da empresa, realizou seu primeiro voo livre em julho e testes de pouso autônomo no convés no final do ano.

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