Airbus estabelece parcerias para criação do primeiro centro de serviços de ciclo de vida de aeronaves na China
Por Wesley Lichmann Publicado em 02/05/2023, às 10h55
A Airbus anunciou a criação do primeiro centro de serviços de ciclo de vida de aeronaves na China. A nova unidade de armazenamento, manutenção e conversão de aeronaves será construída em Chengdu por meio de uma parceria com a cidade localizada no sudoeste do país e com a Tarmac Aerosave, empresa especializada na estocagem de componentes, motores e aeronaves.
As instalações de 717.000 metros quadrados terá capacidade para armazenar até 125 aviões e será anexado em parque industrial aéreo, que abriga empresas de manufatura e serviços aeroespaciais no Distrito de Shuangliu, em Chengdu. O início das operações do novo centro chinês está previsto para o final deste ano.
Além de prover todo o apoio para a frota atual, a unidade será responsável por reciclar centenas de aeronaves no fim de sua vida útil. Por meio de uma subsidiária, a Airbus comprará os jatos, negociará e distribuirá peças usadas. Segundo a fabricante, 75% dos aviões armazenados em Chengdu serão utilizadas novamente, enquanto o restante será desmontado quase que totalmente pela Tarmac Aerosave.
O novo centro contribuirá para atender a demanda pós-venda, além de fortalecer a indústria aérea chinesa e a parceria com a Airbus, que passa a contar com divisões em toda a cadeia industrial de jatos no país, incluindo a fabricação de peças, montagem e entrega de aeronaves, operação da frota e até serviços de fim de vida, como desmontagem e reciclagem de peças de alto valor.