Aeronave é a versão mais básica da família H145 sendo destinado a missões aeromédicas e utilitárias
Por Edmundo Ubiratan | Fotos: Divulgação Publicado em 18/09/2019, às 12h00 - Atualizado às 13h04
A Airbus Helciopters entregou o primeiro EC145e produzido pela unidade de Columbus, no estado norte-americano do Mississipi. A aeronave que será utilizada em serviços de resgate aeromédico faz parte de um pedido de 25 unidades encomendadas pela Metro Aviation.
O EC145e é o terceiro modelo do fabricante europeu a ser produzido em Columbus, sendo o segundo modelo civil. A unidade que possui mais de 10 anos é responsável pela fabricação dos UH-72A, a versão de ataque leve do EC-145, destinado ao Exército dos Estados Unidos. Além disso, recentemente a planta industrial passou a montar também o H-125 no país.
Embora o EC-145e tenha sido desenvolvido para operações VRF (visual), a Metro em parceria com a Genesys Aerosystems desenvolveram uma suíte de aviônicos que permite operação IFE no modelo.
O EC145e é a versão utilitária de baixo custo do EC145, que oferece um novo cockpit digital Garmin G500H, aliado a uma arquitetura simplificada, que incluiu a remoção de alguns sistemas como de controle de voo automático. O modelo ainda emprega o rotor de cauda convencional, diferentemente do H145 que recebeu o rotor fenestron.