A mobilidade aérea urbana na Itália será o foco do acordo entre a Airbus e a ITA Airways
Marcel Cardoso Publicado em 27/04/2022, às 09h40
A Airbus e a ITA Airways, antiga Alitalia, assinaram um memorando de entendimento a fim de colaborar com a mobilidade aérea urbana (UAM) na Itália. As duas empresas irão explorar a criação de serviços de UAM sob medida, identificando casos estratégicos de uso para soluções de mobilidade livre de emissões.
O acordo prevê uma abordagem conjunta em relação aos stakeholders locais de mobilidade, a fim de buscar parceiros adicionais para o lançamento das operações com as aeronaves de decolagem e pouso vertical elétrico (eVtol) do CityAirbus NextGen, lançado em setembro de 2021.
"Com esse acordo, nossa parceria se expande para o segmento de mobilidade aérea urbana para uma oferta mais ampla, centrada no cliente, inovadora e sustentável para nossos clientes”, segundo o CEO da ITA Airways, Alfredo Altavilla.
O CityAirbus NextGen será um veículo totalmente elétrico equipado com asas fixas, uma cauda em forma de V e oito hélices eletricamente alimentadas como parte de seu sistema de propulsão distribuída exclusivamente projetado. Ele foi projetado para transportar até quatro passageiros, incluindo o piloto, em voos de emissão zero para múltiplas aplicações e está sendo desenvolvido para voar com um alcance operacional de 80 km e para atingir uma velocidade de cruzeiro de 120 km/h, tornando-o adequado para várias missões.