Airbus e Boeing disputam contrato bilionário

Malaysia Airlines planeja renovar frota com investimento bilionário e Airbus e Boeing disputam contrato

Por Edmundo Ubiratan Publicado em 12/07/2022, às 17h55

A Malaysia Airlines esteve entre os principais operadores da família A330 da Airbus - Airbus

A Airbus e a Boeing disputam um contrato bilionário para fornecer até 30 aviões para a Malaysia Airlines, a principal empresa aérea da Malásia. O negócio com potencial de superar os US$ 10 bilhões, em preços de tabela, pode estar a favor da proposta da Airbus.

A Malaysia Airlines avalia uma oferta da Airbus para o A330neo, a versão remotorizada do A330, e outra da Boeing para a família 787 Dreamliner. Embora sejam aviões de gerações diferentes, os custos de aquisição dos A330neo são usualmente menores, justamente por se tratar de um avião modernizado e com custo de desenvolvimento pago há vários anos.

A agência Bloomberg afirmou que pessoas familiarizadas com o negócio apontavam para o favoritismo da Airbus. Em resposta a Bloomberg, a Airbus disse que está “sempre em contato com clientes existentes e potenciais e a natureza de quaisquer discussões em andamento ou não permanecem confidenciais em qualquer caso”. A Boeing respondeu que “comenta discussões com clientes”.

A Malaysian Airlines está renovando sua frota após enfrentar uma série de problemas nos últimos anos, iniciado com a perda de dois Boeing 777, um sequestrado e outro abatido na Ucrânia, ambos em 2014, somado a efeitos mais recentes da pandemia no transporte aéreo na Ásia.

De acordo com fontes consultadas por AERO Magazine, a Malaysia Airlines não formalizou nenhum acordo, mas confirmaram o favoritismo da proposta da Airbus, que supostamente oferece condições financeiras mais vantajosas e menores riscos associados. Um dos temores está relacionado aos constantes problemas de qualidade na produção do 787, que permanece há um ano impedido de ser entregue. A decisão final da empresa aérea malaia deverá ocorrer na próxima semana, durante o Farnborough International Airshow.

O A330neo foi a aposta da Airbus para manter a base de clientes dos A330 e A340, oferecendo um avião praticamente idêntico, mas com algumas melhorias aerodinâmicas e novos motores, que oferecem até 25% de economia de combustível e nas emissões de poluentes, quando comparado a geração anterior.

O avião ainda recebeu uma série de melhorias no interior, ampliando a flexibilidade de configurações pelas empresas aéreas, assim como deixando a cabine de passageiros alinhado com novas tendencias de design.

O Boeing 787 foi lançado, no início dos anos 2000, como uma resposta da Boeing para o avanço do A330 e A340 no mercado, assim como um substituto direto dos já veteranos 767. O avião oferece uma série de inovações, como construção em materiais compostos, novos motores, soluções aerodinâmicas de última geração, amplo uso de sistemas elétricos que reduziram o peso e o consumo, entre outros. A família 787 está entre as mais bem-sucedidas da história da Boeing, ainda que enfrente uma série de problemas desde o lançamento.

aeronave avião aviação Airbus Boeing A330 767 787 A330neo Dreamliner Malaysia Airlines notícias de aviacão

Leia também

Boeing vai apresentar novos jatos no Reino Unido
Airbus entregou 60 aviões em junho