Malaysia Airlines planeja renovar frota com investimento bilionário e Airbus e Boeing disputam contrato
Por Edmundo Ubiratan Publicado em 12/07/2022, às 17h55
A Airbus e a Boeing disputam um contrato bilionário para fornecer até 30 aviões para a Malaysia Airlines, a principal empresa aérea da Malásia. O negócio com potencial de superar os US$ 10 bilhões, em preços de tabela, pode estar a favor da proposta da Airbus.
A Malaysia Airlines avalia uma oferta da Airbus para o A330neo, a versão remotorizada do A330, e outra da Boeing para a família 787 Dreamliner. Embora sejam aviões de gerações diferentes, os custos de aquisição dos A330neo são usualmente menores, justamente por se tratar de um avião modernizado e com custo de desenvolvimento pago há vários anos.
A agência Bloomberg afirmou que pessoas familiarizadas com o negócio apontavam para o favoritismo da Airbus. Em resposta a Bloomberg, a Airbus disse que está “sempre em contato com clientes existentes e potenciais e a natureza de quaisquer discussões em andamento ou não permanecem confidenciais em qualquer caso”. A Boeing respondeu que “comenta discussões com clientes”.
A Malaysian Airlines está renovando sua frota após enfrentar uma série de problemas nos últimos anos, iniciado com a perda de dois Boeing 777, um sequestrado e outro abatido na Ucrânia, ambos em 2014, somado a efeitos mais recentes da pandemia no transporte aéreo na Ásia.
De acordo com fontes consultadas por AERO Magazine, a Malaysia Airlines não formalizou nenhum acordo, mas confirmaram o favoritismo da proposta da Airbus, que supostamente oferece condições financeiras mais vantajosas e menores riscos associados. Um dos temores está relacionado aos constantes problemas de qualidade na produção do 787, que permanece há um ano impedido de ser entregue. A decisão final da empresa aérea malaia deverá ocorrer na próxima semana, durante o Farnborough International Airshow.
O A330neo foi a aposta da Airbus para manter a base de clientes dos A330 e A340, oferecendo um avião praticamente idêntico, mas com algumas melhorias aerodinâmicas e novos motores, que oferecem até 25% de economia de combustível e nas emissões de poluentes, quando comparado a geração anterior.
O avião ainda recebeu uma série de melhorias no interior, ampliando a flexibilidade de configurações pelas empresas aéreas, assim como deixando a cabine de passageiros alinhado com novas tendencias de design.
O Boeing 787 foi lançado, no início dos anos 2000, como uma resposta da Boeing para o avanço do A330 e A340 no mercado, assim como um substituto direto dos já veteranos 767. O avião oferece uma série de inovações, como construção em materiais compostos, novos motores, soluções aerodinâmicas de última geração, amplo uso de sistemas elétricos que reduziram o peso e o consumo, entre outros. A família 787 está entre as mais bem-sucedidas da história da Boeing, ainda que enfrente uma série de problemas desde o lançamento.