Força aérea indiana espera ampliar sua capacidade de patrulha nos próximos anos
Por Edmundo Ubiratan Publicado em 10/09/2021, às 13h00 - Atualizado às 13h25
Air India está aposentado parte da frota e força aérea indiana deverá receber seis A319
A Índia deverá converter seis Airbus A319 que voavam pela Air India como aviões de alerta aéreo antecipado (AEW&C). A intenção ampliar a capacidade de defesa aérea da força aérea indiana (IAF).
O novo avião faz parte do sistema Netra Mk2, que prevê uma plataforma aerotransportada de grande capacidade, com cobertura radar de 360 graus, e totalmente integrado a rede data-link da defesa aérea.
A perspectiva é que o sistema Netra Mk2 seja um complemento para a atual frota de três Ilyushin Il-76 AEW Phalcom, plataformas de alta capacidade usadas pela força aérea indiana.
O negócio foi aprovado pelo Comitê de Segurança do Gabinete de Ministros, onde a Air India, que tem reduzido sua frota fornecerá as seis aeronaves que serão convertidas. A intenção original era empregar seis A330, de grande capacidade e alcance, mas limitações orçamentárias e a disponibilidade dos A319 usados da Air India, mudaram pontualmente o projeto.
O programa conta com tecnologia própria, com a mais recente tecnologia GaN, adicionando uma antena de cobertura radar de 300 graus no nariz do avião, assim como um radar de varredura montado sobre a fuselagem, similar ao utilizado nos E-99 da IAF, com capacidade de varredura de alvos terrestres e marítimos.
Reino Unido vai aposentar parte dos caças Eurofighter até 2025
Ainda deverão ser incorporadas tecnologias de detecção e comunicação passivas, sistemas de rastreamento optrônico, link de dados via satélite, sistema de identificação amigo/inimigo (IFF, na sigla em inglês) e sistemas de guerra eletrônica.
Além dos três Il-76 AEW, a IAF ainda conta com outros três Embraer ERJ 145 modificados para o padrão AEW, usando o radar Erieye, que oferece cobertura de 240 graus, similar aos utilizados pelos E-99 da força aérea brasileira.