Airbus completa testes com sistema de reabastecimento automático no A330 MRTT

Nova tecnologia foi testada em parceira com a força aérea de Cingapura

Por André Magalhães Publicado em 11/02/2022, às 14h50

Airbus A330 MRTT é utilizado por várias forças aéreas em todo mundo, principalmente na Europa - Airbus/Divulgação

A Airbus Defense informou que a fase de desenvolvimento do sistema A3R foi concluído com sucesso. Este sistema tem a capacidade de fazer reabastecimentos em voo totalmente automáticos, partir de aeronaves A330 MRTT.

O trabalho de desenvolvimento foi feito entre a Airbus e a Força Aérea de Cingapura, que forneceu algumas de suas aeronaves para os testes como, por exemplo, um outro A330 MRTT e caças F-16 e o ​​F-15SG.

A empresa europeia divulgou um vídeo nesta sexta-feira (11) mostrando um pouco dos devidos reabastecimentos automáticos.

“Durante o teste, um total de 88 contatos secos e molhados totalmente automatizados e transferências de quase 30 toneladas de combustível foram executados com sucesso”, informou a Airbus.

O Programa A330 Smart MRTT visa capacitar as aeronaves a realizarem reabastecimentos de maneira automática, o que reduz a carga de trabalho dos militares.

Saiba Mais...

A Força Aérea Brasileira abriu uma licitação para duas unidades do Airbus A330. Posteriormente, será criado um segundo contrato para a conversão das aeronaves ao padrão MRTT (Multi Role Tanker Transport), cujo principais características são o reabastecimento em voo, transporte de passageios, soldados e determinadas cargas. Além de poder ser utilizado como UTI aérea.

Entre os argumentos para a aquisição do A330 MRTT está sua elevada capacidade de transporte, na ordem de 45 toneladas, praticamente o dobro do KC-390 da Embraer. O modelo ainda pode transportar aproximadamente 300 passageiros, em configuração de alta densidade, além de dispor opcionalmente de uma cabine VIP, para transporte de autoridades.

 

 

aeronave notícias de aviação avião aviação Airbus teste A330 MRTT Cingapura sistema Reabastecimento

Leia também

EUA aprovam venda de caças F-15EX para a Indonésia após compra de 42 Rafale
Air Europa voltará a fazer voos diários entre São Paulo e Madri
Caça de empresa privada cai durante treinamento nos EUA
Controladora da British Airways pode descartar compra da Air Europa