Airbus apresentou motor de avião movido a hidrogênio durante o Airbus Summit 2022
Por Marcel Cardoso Publicado em 01/12/2022, às 07h47
A Airbus revelou que está desenvolvendo um motor de célula de combustível movido a hidrogênio. O sistema de propulsão está sendo considerado como uma das possíveis soluções para equipar suas aeronaves de emissão carbono-zero que entrarão em serviço em 2035.
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— Airbus (@Airbus) November 30, 2022
𝐄pisode 2 is a deep-dive on the Fuel Cell technology: https://t.co/sGB1xuCawk
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O fabricante começará a testar em solo e voo a estrutura de motor de célula de combustível a bordo de sua aeronave de demonstração ZEROe até o fim da década. A aeronave de teste de voo A380 MSN1 para novas tecnologias de hidrogênio está sendo modificada para transportar tanques de hidrogênio líquido e seus sistemas de distribuição associados.
“Em escala, e se as metas tecnológicas forem alcançadas, os motores de célula de combustível podem ser capazes de alimentar uma aeronave de cem passageiros com um alcance de aproximadamente 1.000 milhas náuticas. Ao continuar investindo nessa tecnologia, estamos nos dando opções adicionais que irão informar nossas decisões sobre a estrutura de nossa futura aeronave ZEROe, cujo desenvolvimento pretendemos lançar no período de 2027-2028”, segundo o Vice-Presidente de Aeronaves de Emissão Carbono-Zero da Airbus, Glenn Llewellyn.
Existem duas maneiras pelas quais o hidrogênio pode ser usado como fonte de energia para propulsão de aeronaves. Primeiro, através da combustão em uma turbina a gás; segundo, usando células de combustível para convertê-lo em eletricidade para alimentar um turboélice. Uma turbina a gás de hidrogênio também pode ser acoplada a células de combustível em vez de baterias em uma estrutura híbrida-elétrica.
Células de combustível de hidrogênio, especialmente quando empilhadas juntas, aumentam sua potência, permitindo escalabilidade. Além disso, um motor alimentado por células de combustível de hidrogênio produz zero emissões de NOx ou de rastros, oferecendo assim benefícios adicionais de descarbonização.