Em meio a robusta demanda por voos internacionais, companhias aéreas retomam operações com o A380, cerca de 66% da frota está ativa
Por Wesley Lichmann Publicado em 05/08/2023, às 16h16
Com o fim das barreiras sanitárias impostas durante a pandemia, a demanda por viagens aéreas internacionais vem crescendo de forma consistente nos últimos dois anos.
De acordo com dados da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), o número de passageiros em voos internacionais até maio deste ano, atingiu 90,8% do volume transportado em 2019, ano pré-crise sanitária.
Diante da crescente procura por voos, as companhias aéreas estão aumentado a oferta de assentos. Em meio a escassez de novos aviões de dois corredores, parte da frota estocada nos últimos três anos está retornando ao serviço, incluindo o Airbus A380.
Aposentado precocemente pela maioria de seus operadores, o A380 tem sido utilizado em aeroportos com restrições operacionais, como Heathrow, em Londres; nas rotas tronco na Ásia, Europa e no mercado transatlântico, que tem se destacado pelo 'boom' nas vendas de bilhetes e assentos premium, importante fonte de receitas das aéreas.
A robusta demanda internacional é responsável pelo retorno do maior avião comercial. Na semana passada, a Etihad foi a última companhia a reiniciar os voos com o A380, com quatro de seus dez aviões retornando ainda este ano.
Na Etihad, a aeronave opera uma das quatro frequências diárias entre Abu Dhabi e o aeroporto de Heathrow, em Londres. De forma gradual, o gigante passará a atender os demais voos para a capital inglesa.
Com mais um cliente retomando os serviços com o maior avião comercial no mundo, o A380 atinge a marca de 152 aviões ativos no início do terceiro trimestre deste ano. Operado por dez companhias aéreas, a frota atual representa 66% dos 230 aviões ainda sobre contrato.
A Emirates, maior operadora e cliente do A380 com 97 unidades do modelo, concentra 64% dos aviões operacionais, seguida pela Bristih Airways com 12 e pela Singapore Airlines que possui 11.
Completam a lista das dez operadoras a All Nippon Airways, Asiana, Korean Air, Lufthansa, Qantas e Qatar.
Maiores operadoras do A380 (Frota ativa)
O aeroporto de Dubai é responsável pelo maior número de pousos e decolagens do A380, seguido por Londres Heathrow e Cingapura.
O maior mercado da aeronave se dá na ligação direta entre Dubai e Londres Heathrow, com até sete voos diários, operados pela Bristih Airways e Emirates, com um e seis voos, respectivamente.
A rota mais longa operada atualmente com o A380, conecta Dubai a Auckland, na Nova Zelândia, as cidades estão separadas por 14.200 quilômetros. A ligação oferecida pela Emirates é a sexta mais longa do mundo.
O voo mais curto do jato também é operado pela transportadora com sede em Dubai, entre Bangkok e Hong Kong, cobrindo a distância de 1.688 quilômetros.
O aeroporto internacional de Guarulhos é o único da América Latina atendido com voos regulares do Airbus A380. A Emirates opera diariamente a rota entre Dubai e São Paulo.
Mapa de rotas por companhia