Pela primeira vez, um Airbus A321neo fez um voo com seus motores movidos com combustível sustentável
Por Marcel Cardoso Publicado em 10/03/2023, às 08h26
Um Airbus A321neo decolou ontem (9), da sede do fabricante em Toulouse, na França, com os seus dois motores alimentados 100% por combustível sustentável de aviação.
Um avião de coleta de dados tem acompanhado a aeronave, desde o fim de fevereiro, para a análise de informações sobre as emissões zero-carbono e a criação de contrails, que são as nuvens formadas pelo contato do ar quente emitido pelos motores com as temperaturas extremamente baixas quando os voos estão em altitude de cruzeiro.
O feito faz parte de um projeto chamado de Volcan, o que significa 'voo com novos combustíveis alternativos' em francês. Ele conta com a parceria da Safran e da Dassault Aviation, juntamente com um laboratório de pesquisa aeronáutica e o Ministério dos Transportes da França, além de ser co-financiado pelo Conselho Francês de Pesquisa Aeronáutica Civil (Corac).
Atualmente, todas as aeronaves comerciais e militares da Airbus, bem como os helicópteros, são capazes de voar com uma mistura de até 50% de SAF. O objetivo é garantir 100% de capacidade deste combustível até 2030. O potencial de reduzir as emissões em até 80%, em comparação com o querosene de aviação (QAV) utilizado hoje, destaca as imensas possibilidades de uso do SAF no setor de aviação.