Airbus A321neo fez voo inédito com combustível sustentável

Pela primeira vez, um Airbus A321neo fez um voo com seus motores movidos com combustível sustentável

Por Marcel Cardoso Publicado em 10/03/2023, às 08h26

A frota de aeronaves comerciais e militares da Airbus é capaz atualmente de voar com uma mistura de 50% de SAF - Airbus/Divulgação

Um Airbus A321neo decolou ontem (9), da sede do fabricante em Toulouse, na França, com os seus dois motores alimentados 100% por combustível sustentável de aviação. 


Um avião de coleta de dados tem acompanhado a aeronave, desde o fim de fevereiro, para a análise de informações sobre as emissões zero-carbono e a criação de contrails, que são as nuvens formadas pelo contato do ar quente emitido pelos motores com as temperaturas extremamente baixas quando os voos estão em altitude de cruzeiro.

O feito faz parte de um projeto chamado de Volcan, o que significa 'voo com novos combustíveis alternativos' em francês. Ele conta com a parceria da Safran e da Dassault Aviation, juntamente com um laboratório de pesquisa aeronáutica e o Ministério dos Transportes da França, além de ser co-financiado pelo Conselho Francês de Pesquisa Aeronáutica Civil (Corac).

Atualmente, todas as aeronaves comerciais e militares da Airbus, bem como os helicópteros, são capazes de voar com uma mistura de até 50% de SAF. O objetivo é garantir 100% de capacidade deste combustível até 2030. O potencial de reduzir as emissões em até 80%, em comparação com o querosene de aviação (QAV) utilizado hoje, destaca as imensas possibilidades de uso do SAF no setor de aviação.

Airbus Combustível SAF A321neo

Leia também

Air France irá alugar mais três Airbus A350
Lufthansa encomendou dez Airbus A350-1000