Os quatro novos A350 cargueiros reforçarão a frota voltada para a logística
Marcel Cardoso Publicado em 12/04/2022, às 08h30
O grupo Air France-KLM anunciou, nesta terça-feira (12), o pedido firme de quatro Airbus A350 cargueiros (F), com direito de compra para outros quatro. Em dezembro, uma carta de intenções com este propósito havia sido assinada entre as partes.
Estas aeronaves serão operadas pela Air France e serão baseadas no aeroporto internacional Charles de Gaulle (CDG), em Paris, o principal centro de operações (hub) da companhia aérea, equipado com um terminal de carga de 14.000 metros quadrados. Atualmente, a companhia possui dois Boeing 777F em sua frota.
O modelo terá capacidade de carga útil de 109 toneladas. Ele contará com uma grande porta de carga no convés principal e uma fuselagem com comprimento otimizado para operações de carga. Mais de 70% da sua estrutura é feita de materiais avançados, resultando em um peso de decolagem 30 toneladas mais leve, que, juntamente com os motores Rolls-Royce, geram uma economia de 20% de combustível e de CO2, em comparação com o concorrente mais próximo: o Boeing 777F.
“Este pedido representa a determinação da Air France-KLM em fortalecer sua posição no dinâmico negócio de carga”, segundo o CEO do grupo, Benjamin Smith. “A versão de passageiros do Airbus A350 foi fundamental para a melhoria de nosso desempenho econômico e ambiental. (...) Estamos entusiasmados por estar entre os clientes de lançamento de sua versão cargueiro, o que aumentará significativamente nossa capacidade e nos dará os meios para continuar a fornecer o melhor serviço aos nossos clientes em todo o mundo”, concluiu.