Esquema de cores homenageia as origens da companhia aérea canadense
Por Gabriel Benevides Publicado em 18/02/2021, às 11h20 - Atualizado às 21h42
Entre 1937 e 1965 a Air Canada era designada como Trans-Canada Air Lines
A Air Canada apresentou nas redes sociais um dos seus futuros Airbus A220 ostentando uma pintura retro comemorativa. O avião que está ainda na linha de montagem, nas instalações de Mirabel, no Canadá, deverá ser entregue nas próximas semanas.
A pintura é uma homenagem à extinta marca Trans-Canada Air Lines (TCA), que operou no Canadá entre os anos de 1937 e 1965, quando então foi renomeada como Air Canada, dentro dos planos de expansão por parte dos seus administradores.
Além disso, a mudança de nome ocorreu após o Parlamento aprovar uma lei para empregar uma denominação que tivesse uma escrita igual entre francês e inglês com uma pronúncia similar. O uso de Air Canada já era comum entre os falantes de francês no país, sendo então escolhida por ter a mesma grafia nos dois idiomas.
Segundo a Air Canada, o novo A220-300 “irá simbolizar orgulhosamente a herança da companhia aérea”. Atualmente, a frota conta com dezesseis aeronaves da família A220, que faz parte do plano de renovação da frota, substituindo os Embraer 190 de primeira geração.
Curiosamente, não é a primeira vez que uma aeronave da Air Canada ostenta cores retrô, no passado, um Airbus A319, de matrícula C-FZUH, voou com mesmo esquema de cores presente no A220.