Aeroportos preparam protocolos para retomada das viagens

ACI World atualiza orientações para operações aeroportuárias durante os próximos meses

Por Edmundo Ubiratan Publicado em 02/08/2021, às 15h00 - Atualizado às 15h49

Aeroportos se preparam para retomada do transporte aéreo em todo o mundo

O setor de aviação comercial continua correndo para apoiar a recuperação do transporte após o período mais intenso da pandemia de covid-19.

O Conselho Internacional de Aeroportos (ACI, na sigla em inglês) publicou hoje (2) as orientações atualizadas para aeroportos com o objetivo de apoiar a recuperação de longo prazo do transporte aéreo mundial.

A terceira edição do Airport Operations Business Restart and. Recovery foi rebatizada como Airport Operations and Covid-19: Business Recovery, em clara referência as novas medidas necessárias para enfrentamento dos desafios no cenário atual.

Anteriormente o maior entrave era a disseminação em massa do vírus, sendo agora necessário controlar o fluxo de viajantes para monitorar eventuais focos da doença, considerando a vacinação em massa.

ACI atualizou as orientações sobre as medidas de saúde e operacionais que podem ser introduzidas no suporte a viagens seguras, além de ampliar as orientações para incluir informações sobre certificados de saúde e vacinação.

"Nos últimos 15 meses, ACI trabalhou com governos, organizações internacionais e parceiros da indústria para encaminhar as demandas do setor da aviação, em um esforço de mitigar os efeitos da pandemia e trazer de volta a prosperidade e dinâmico dos negócios", afirmou o diretor-geral de ACI World, Luís Felipe de Oliveira.

A ACI World espera que o retorno aos negócios da indústria ocorra em três fases graduais. A primeira (atual) prevê a recuperação de viagens domésticas principalmente, com lento aumento no volume de passageiros. Na segunda fase acredita-se em um aumento gradual da capacidade com base na demanda de passageiros. Por fim, a última etapa será com o retorno ao volume normal de passageiros.

“Com o avanço da vacinação em todo o mundo e o afrouxamento das restrições às viagens, chegou a hora da recuperação dos negócios aeroportuários”, disse Luís Felipe de Oliveira. "As orientações atualizadas ajudarão os aeroportos a aproveitar o momento. Elas abrangem todos os aspectos da gestão e operação aeroportuária para ajudar os operadores a escolher e implementar medidas que possam ser apropriadas de acordo com as circunstâncias locais".

O modelo criado pela ACI está alinhando com a publicação da Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO, na sigla em inglês). A Força-Tarefa de Recuperação de Aviação do Conselho da ICAO publicou então suas recomendações de política aos governos, o Documento de Orientação de Decolagem e o Manual sobre Testes Transfronteiriços e Gestão de Risco.

aeronave notícias de aviação avião aviação Aeroportos pandemia ICAO ACI