Aeroportos do Amazonas terão pistas com energia sustentável

Aeroportos de Tabatinga e de Tefé, no Amazonas, terão pistas com alimentação autônoma de energia fotovoltaica

Por Marcel Cardoso Publicado em 19/04/2023, às 16h10

Um dos aeroportos beneficiados será o de Tabatinga, na tríplice fronteira com a Colômbia e com o Peru - Foto: Ailton Santana

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) assinou ontem (18), com a concessionária Vinci Airports, um termo específico de admissão que viabiliza a implementação de sistema de iluminação de pistas de táxi, pouso e decolagem, com fontes individuais de energia fotovoltaica, em dois aeroportos do Amazonas.

Acordo foi assinado entre a Anac e a Vinci Airports - Foto: Anac/Divulgação.


Com uso inédito na aviação civil, a tecnologia será implementada e testada em Tabatinga (TBT) e Tefé (TFF), no interior do estado, consistindo na utilização de fontes primárias de energia para balizamento noturno. Cada ponto terá uma fonte de alimentação própria, em substituição ao uso da corrente elétrica.

Segundo a Anac, o novo sistema diminuirá a chance da interrupção do funcionamento de vários pontos simultâneos, caso haja queda do fornecimento de energia, garantindo operações mais seguras durante à noite, já que o balizamento permanecerá visível ao piloto.

O chamado sandbox regulatório, autorização específica e condicionada concedida por órgãos reguladores e utilizado neste certame, foi instituído para possibilitar adoção de soluções inovadoras por empresas, novas tecnologias que ainda não encontram respaldo na regulação vigente.

Aeroportos sustentável Amazonas Tabatinga Tefé Energia

Leia também

Aeroporto de Congonhas eleva segurança com certificado operacional da ANAC
Brasil voltou a ter voos diretos para a Venezuela