Aeroportos britânicos barram venda de slots de companhias aéreas da Rússia

Slots de companhias russas em aeroportos do Reino Unido estão avaliados em mais de US$ 60 milhões

Marcel Cardoso Publicado em 19/05/2022, às 08h35

Governo britânico tenta evitar que a Rússia lucre cifras milionárias com os principais aeroportos da região - Divulgação

Como mais uma consequência das sanções aplicadas pelo ocidente, após a invasão da Ucrânia, o governo do Reino Unido proibiu as companhias aéreas da Rússia de vender slots (horários de pouso e decolagem) em aeroportos da região, alguns dos mais movimentados da Europa.

Os slots em terminais como Heathrow (LHR) e Gatwick (LGW), em Londres, são muito disputados por terem capacidade restrita e valem cifras milionárias. Estima-se que os utilizados por aéreas russas estejam avaliados em £ 50 milhões de libras (R$ 308,4 milhões). Desde fevereiro, aviões russos já estavam proibidos de sobrevoar o espaço aéreo ou de pousar em aeroportos britânicos.

NEWS: Today we’re making sure Russian airlines can’t cash in their lucrative landing slots at our airports.

We will not stop targeting Russia’s economy until Ukraine prevails. https://t.co/mQOMt50lur

— Liz Truss (@trussliz) May 19, 2022

"Enquanto Putin continuar seu bárbaro ataque à Ucrânia, continuaremos a atacar a economia russa”, segundo a Ministra das Relações Exteriores do Reino Unido, Liz Truss, em nota oficial, nesta quinta-feira (19).  "Hoje estamos nos certificando de que eles não podem lucrar com seus disputados slots de desembarque em nossos aeroportos”, concluiu.

Em resposta à crescente onda de sanções, o Kremlin tomou várias medidas para tentar manter suas companhias aéreas com o mínimo de operacionalidade, como o registro de aeronaves de propriedade estrangeira, o que forçou grandes empresas de arrendamento a abater o valor das unidades que haviam sido alugadas para aéreas russas, e editou um decreto sobre a certificação de peças e aeronaves.

aeronave notícias de aviação avião aviação Aeroportos Rússia Reino Unido Slots

Leia também

Índia lança de caça Su-30MKI míssil feito em parceria com a Rússia
Rússia diz ter abatido raro caça Su-24 da força aérea da Ucrânia